Nova Central de Polícia de Gravataí será inaugurada nesta quarta

Além da segurança pública, o convênio entre Prefeitura e governo do Estado trará ganhos para a comunidade também na área da saúde.

Por meio da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, será inaugurada nesta quarta-feira (7/12) a nova Central de Polícia de Gravataí, no bairro São Vicente. Além da segurança pública, o convênio trará ganhos para a comunidade também na área da saúde.
Pelo termo, a Prefeitura de Gravataí fez a locação de um novo espaço e, com apoio financeiro da Câmara de Vereadores, reestruturou toda a área para a instalação da nova Central de Polícia. A nova estrutura irá concentrar a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, a Delegacia da Mulher, o Departamento de Homicídios e a 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, além de um posto do Instituto de Identificação, a ser operado por funcionários da Prefeitura.
Com isso, a área onde funciona atualmente a 1ª Delegacia de Polícia, no centro da cidade, será entregue ao município, viabilizando a construção de um amplo complexo de saúde, que incluirá a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e a Farmácia Municipal. A expectativa é de que quase mil pessoas frequentem, diariamente, o complexo. A conclusão da obra e a inauguração estão previstas para 2024.
Segundo o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (MDB), a parceria da Prefeitura com os órgãos de polícia vai além da questão estrutural. “No combate à criminalidade, trabalhamos de forma integrada entre a nossa Guarda Municipal e as forças de segurança do Estado, o que ajudou a reduzir os índices de homicídios em 25%, os furtos em 33% e os latrocínios pela metade, ao longo deste ano”, explica.
A expertise da Guarda Municipal de Gravataí, aliás, foi compartilhada através da participação na formação de agentes em outros municípios gaúchos, como Tramandaí, Imbé, Cachoeirinha, Esteio, Novo Hamburgo e Campo Bom. “Ainda em relação ao combate à criminalidade, já começamos a instalar mais 600 câmeras de videomonitoramento, vamos comprar 120 câmeras corporais e 50 armas de eletrochoque, além de ampliar nosso efetivo com 86 guardas municipais e 82 vigias escolares”, informa o prefeito.
Já em relação à saúde, Zaffalon prevê que o município irá inaugurar outras nove unidades de saúde além da UBS do Centro entre 2022 e 2024. “Sete delas já iniciaram as obras neste ano. Nossa meta é ampliar o acesso da população ao atendimento em todas as regiões do município”, completa.
Atualmente, Gravataí destina 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal. “Ter UBS modernizada e a Farmácia Municipal no centro da cidade vai facilitar a vida de muitos gravataienses que circulam por essa área e poderão utilizar o serviço”, projeta o secretário de Saúde, Régis Fonseca.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade