Os festeiros que seriam os responsáveis pelas celebrações alusivas a Santo Antônio e Divino Espírito Santo neste ano de 2024, foram oficialmente confirmados para o ano que vem, já que em virtude das adversidades climáticas que ainda continuam, os festejos deste ano foram cancelados.
A Missa de 13 de junho, celebrada pelo Padre Adalberto Lumertz Borges teve a presença da maioria dos atuais festeiros e dos Tropeiros do Divino, mas não houve a presença do Quadro das Mordomas, tradicional nestas comemorações.
Na homilia o padre Adalberto falou dos passos do padroeiro, sua vocação, seus milagres em vida e mesmo depois de falecido, sua vida religiosa e santa e, salientou, principalmente o conhecimento que Santo Antônio tinha da Bíblia Sagrada. Fez menção ainda sobre como surgiu a devoção no município, que leva o nome de Santo Antônio e que é a primeira paróquia em devoção àquele santo no Rio Grande do Sul.
Assim, o casal imperador, os casais Alferes de Santo Antônio e do Divino e os festeiros das duas celebrações serão os mesmos do corrente ano. O anúncio foi recebido com aplausos pelos fiéis.
Na saída da igreja os santo antoninhos, presentes na Missa, ofereceram pãezinhos bentos, o que também já é tradicional.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Geral