As chuvas intensas que ocorreram neste fim de semana voltaram a causar preocupação em todo o Estado, não sendo diferente em Santo Antônio da Patrulha e Caraá, que viveram momentos dramáticos no ciclone de meados do ano passado. Tanto a Defesa Civil, como o Corpo de Bombeiros, Prefeitura e demais entidades envolvidas para possíveis atividades de socorro, ficaram em alerta, mas felizmente desta vez, a situação não foi tão ruim como aconteceu anteriormente.
Porém, se as nossas populações não sofreram com os estragos e com perdas de vidas como em Caraá, foi a vez de demonstrar uma grande solidariedade para com aqueles que perderam tudo, ou quase tudo e para alojar quem, da noite para o dia, ficou praticamente com apenas a roupa do corpo.
A solidariedade vem de todos os cantos. Da pessoa mais humilde até àqueles que tudo tem, mas que entendem como mais importante o carinho e a ajuda para com os que estão sofrendo e que são milhares no Rio Grande do Sul.
REALIDADE LOCAL
Com relação ao novo período chuvoso, as fortes precipitações, especialmente no domingo (12), causaram apreensão. Chegou a haver bloqueio em passagens, como a de Arroio do Carvalho, a precária ligação pela estrada do Jacoby, porém já na manhã de segunda-feira (13) o acesso de Santo Antônio ao município de Caraá voltou a fluir com regularidade.
O nível dos arroios de Santo Antônio da Patrulha subiu muito durante este domingo.
Não fosse a limpeza executada pela prefeitura municipal, como disse domingo à noite à reportagem da FOLHA PATRULHENSE o prefeito Rodrigo Massulo, a situação seria de alagamento. O aterro retirado do leito dos canais e deixado à uma das margens funcionou como contenção para que um eventual transbordamento não viesse a alagar as ruas próximas, como ocorreu em 2023.
Conversando conosco, Massulo disse que em poucas horas foi tamanha a precipitação pluviométrica, que ela chegou a 100 mm.
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal estavam em estado de alerta devido ao mau tempo constante.
Não chegou a haver desabrigados, segundo o prefeito municipal.