O presidente da Moenda, Associação de Cultura e Arte Nativa afirma que o evento “é um momento único em nosso ano, mas que passamos o ano todo anterior trabalhando e idealizando como pode ser melhor. E neste ano tivemos grandes canções e grandes shows que lotaram as três noites e que fizeram valer a pena todo esforço e dedicação de cada Moendeiro que é apaixonado por nosso festival. E quando digo nosso, me refiro à comunidade de Santo Antônio da Patrulha”.
MAZELA SOCIAL
Nilton Júnior, que é Músico, salienta que a música vencedora mostra uma mazela social que muitos querem fingir que não existe. “Mas existe e é mais real e próxima do que podemos pensar. E não é uma exclusividade de grandes cidades, está presente nas pequenas cidades também. Claro que apreciamos músicas com mensagens bonitas e cenários lindos, mas músicas com esse tipo de conteúdo, nos dias de hoje, se fazem necessárias pois o festival também deve trazer algo de conteúdo para a sociedade”.
ARRANJOS E INSTRUMENTISTAS
Perguntado sobre a qualidade musical do festival deste ano, Nilton afirma que todos os concorrentes vieram muito fortes para a Moenda esse ano. “Todos se prepararam com arranjos excelentes e grandes instrumentistas, ninguém veio pra brincar, como falamos. A prova é que a resposta do público pra maioria das músicas foi muito bom e acredito que temos uma edição onde o pessoal vai ter prazer em reouvir em nossas redes sociais e plataformas digitais”.
CONTEXTO
Alguns pormenores têm se destacado, como pontualidade, belos cenários e público. Esta é a sua opinião a respeito destes fatores: “Pontualidade é algo que já, há algumas edições, a Moenda prioriza. Devemos beneficiar quem chega no horário e também respeitar o público que assiste em casa. O cenário do festival é uma responsabilidade das Moendeiras que sempre buscam embelezar nosso festival da melhor maneira o que gera uma combinação perfeita com boa música. E tudo isso resulta em três noites com um grande público do início ao fim de cada noite.” Salienta o presidente que é pensando no público que sempre se busca a excelência pois um festival somente será perpetuado se o público estiver presente. “E quando tudo é feito com muito carinho e dedicação, o resultado é o que vimos nesta 36ª Moenda. Um trabalho lindo feito por todos os Moendeiros.”
PÚBLICO
A respeito do grande público presente nas três noites, afirma Nilton Júnior: “A presença da comunidade patrulhense em nosso festival, cada vez mais, é fundamental para que possamos seguir crescendo. Não apenas como festival, mas como sociedade. E aqui destaco o projeto da Moenda nas Escolas que é liderado por nossa vice-presidente Débora Ramos e que leva até a comunidade escolar o acervo musical da Moenda, além de inspirar e cultivar a paixão festivaleira desde cedo nas crianças. E a prova disto é a Moendinha que, mais uma vez, foi um grande sucesso de público e crítica. A Moenda é de todos em Santo Antônio!”
SANTO ANTÔNIO EM FESTA
Por fim, o presidente do famoso festival afirma que este ano o projeto Santo Antônio em Festa possibilitou uma maior aproximação com a prefeitura municipal e podemos trabalhar em prol de uma festa maior, com mais visibilidade e melhor estruturada. E tudo isso sempre pensando na comunidade e em nossos visitantes.
EMOÇÃO
“Quem pode ir na Moenda com certeza se emocionou de diversas formas e essa emoção é fruto do trabalho dos Moendeiros e com o apoio de nossos patrocinadores que sempre acreditaram no projeto: DaColônia Alimentos Naturais, DeMello, Arroz Massulo, Qualicoco e Cooperja, aos quais somos muito agradecidos por acreditarem no poder da cultura e da música!”
E conclui Nilton Júnior: “A Moenda este ano teve um papel muito importante pra nossa comunidade, pois precisávamos de uma festa para elevar o estado anímico de nossa cidade e região após os fatos atmosféricos de julho. Esperamos ter conseguido levar um pouco de alegria e afago ao coração das pessoas.”