Neste sábado tem Dia D de vacinação contra a gripe o sarampo

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí promove, neste sábado (30/4), o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação ocorre em todas as 29 unidades de saúde municipais, das 8h às 17h. Estão aptos a receber a vacina os trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

“As campanhas de vacinação são realizadas com o objetivo de reduzir o risco do retorno de doenças já erradicadas, prevenir doenças imunopreveníveis, controlar doenças e proporcionar à população o acesso às vacinas”, destacou a coordenadora da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), Vanessa Prates.

Dando seguimento ao cronograma estadual, a prefeitura antecipou, na última segunda-feira (25/4), a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Nesta primeira etapa, a aplicação acontece nas 20 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, mediante a apresentação de documento de identificação e Carteira de Vacinação.

Para receber a vacina, a criança também deve estar acompanhada de um responsável legal. Cabe salientar, ainda, que o imunizante poderá ser administrado simultaneamente às outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Já na segunda etapa, que tem previsão de início a partir de 2 de maio e se estende até 3 junho, o grupo será ampliado, conforme o Plano Nacional e Estadual de Imunizações. Serão incluídos gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Vacinação contra o sarampo

Também ocorre, neste sábado (30/4), a vacinação contra o sarampo. A imunização está disponível apenas aos trabalhadores da saúde e às crianças. Os documentos necessários, os locais de vacinação e os horários de funcionamento das unidades seguem os mesmos solicitados para o imunizante contra a gripe.

A Prefeitura de Gravataí, por meio da SMS, reforça o compromisso com a proteção à saúde, destacando a importância da imunização de toda a população-alvo neste período, prevenindo, desta forma, agravos ao bem-estar dos munícipes. Assim, busca reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das doenças.

Público-alvo para o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo:
– Sarampo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde
– Gripe: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade