O acervo do Museu Caldas Júnior recebeu, na quinta-feira, dia 17 de novembro, uma preciosidade: um cartão postal (Rio Grande, Rua 24 de Maio) escrito de próprio punho por Caldas Júnior, quando do nascimento de sua filha.
No manuscrito consta: “A pequena Ruth – um abraço. Caldas Júnior. Rio Grande – 22.09.1909”. O cartão foi enviado por ocasião do nascimento de sua filha, Ruth. Caldas Júnior se encontrava em Rio Grande quando nasceu em 13 de agosto de 1909, a pequena Ruth, primeira filha dele com Dolores Alcaraz Caldas (2º casamento).
A doação foi feita pela senhora Helena Caldas, filha de Ruth e neta de Caldas Júnior. A presidente do Museu, Rosalva Rocha e a servidora Carla Cunha estiveram na sua residência, na cidade de Osório. Na ocasião receberam também uma réplica de autorização para o funcionamento do Correio do Povo emitido pela prefeitura de Porto Alegre em 25 de setembro de 1895.
“É uma parte afetiva muito importante da minha vida que deposito no acervo do Museu, que leva o nome do meu avô Caldas Júnior e que guarda parte da história da nossa família”, disse a senhora Helena Caldas.
Um conjunto de itens memoráveis também chegaram nos últimos dias ao Museu Caldas Júnior. Estes itens, doados também pela família, pertenciam a Breno Caldas, irmão de Ruth. São itens e documentos relevantes que servirão de fonte de pesquisa e de contribuição para o patrimônio cultural.
“A integridade e originalidade do cartão postal dão a ele um caráter especial. É um documento único, assinado à mão por Caldas Júnior, ícone no cenário estadual, principalmente e com a data exata de 22 de setembro de 1909, detalhes importantes para um documento histórico com mais de 113 anos”, destacou Rosalva Rocha, presidente do Museu.