Search
Close this search box.

Museu Caldas Júnior traz ao município um pouco da tradição milenar da cultura polonesa

Na terça-feira, dia 19 de março, em comemoração ao Dia do Artesão, o Museu Caldas Júnior promoveu a primeira Oficina de Artesanato Típico Polonês em Santo Antônio da Patrulha. A atividade chamada de Pisanki, tradição polonesa de pintura de ovos foi destinada a integrantes do Projeto Resgatando Memórias – Técnicas Artesanais Antigas.
A oficina foi ministrada por Kariane Modelski, que trabalha há 32 anos com artesanato típico, culturas polonesa e eslava e danças folclóricas polonesas. Modelski é morador de Nova Prata e ensina artesanato em várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também recebeu a condecoração de Honra ao Mérito do Ministro da Cultura da Polônia.
“O “Pisanki”, que na tradução para o português significa “escrever”, são ovos ornamentais com diversas figuras, cores e símbolos poloneses tradicionais que representam os costumes e a cultura polonesa. Existem várias técnicas utilizadas para fazer o Pisanki, que são históricas e milenares”, contou Kariane Modelski.
Segundo a Presidente do Museu, essa oficina de artesanato típico polonês certamente deixou sua marca, proporcionando momentos de aprendizado, troca cultural e valorização das tradições ancestrais. “Com paciência e um pouco de dedicação todos conseguem fazer o Pisanki e, assim, manter viva essa tradição tão bela e antiga. Essa oficina promovida pelo Museu, consolida-se como um importante marco para a preservação e disseminação desse valioso patrimônio cultural polonês”, ressaltou Rosalva Rocha que recordou às localidades de Baixa Grande e Furnas que possuem forte colonização polonesa.
Durante o encontro, Modelski contou que outros povos também utilizavam essas técnicas e tinham modelos de ovos decorados, entretanto, em cada país tem um significado. Os ovos da Páscoa mais antigos, datados do século 10, foram encontrados por arqueólogos na Polônia. Os ovos são comumente associados às comemorações pascais, entretanto, a tradição começou antes da Era Cristã. Antigamente, a arte em ovos era feita para dar de presente, sendo decorados com desenhos específicos que simbolizavam desejos de prosperidade, saúde e fertilidade.
A oficina teve as participações de Carla Cristiane Souza da Cunha, Celma Nunes, Cíglia Bemfica de Limas, Delfina Zilá Santos Silva, Delvira Berenici Marques Rocha, Eva Cerini Rodrigues, Lucy Migliavaca Message, Magda Luz Portal, Mari Ester Ramos, Maria Helena Bemfica Soares, Maria Rosalva Oliveira Rocha e Vera Beatriz Castilhos Peixoto.
“Foi uma aula incrível, jamais imaginaria que eu pudesse fazer uma arte tão linda. O legal foi que cada uma se expressou da sua maneira formando um belo trabalho no final”, disse Lucy Migliavaca. Já a participante Celma Nunes disse “também amei, foi uma tarde para acrescentar riquezas a nossas memórias afetivas”. Vera de Castilhos acrescentou “tarde maravilhosa, os trabalhos e aprendizados sobre a cultura polonesa foram muito além do que estava esperando. Obrigado à equipe do Museu pela oportunidade e a professora Kariane por passar-nos o seu conhecimento com paciência e a alegria dessa cultura”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade