Levantamento feito pelo Grupo Sinos aponta que metade dos municípios da região não atinge índices satisfatórios na educação e perderão verba extra do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que é uma complementação paga aos municípios que melhoram a gestão da educação e evoluem nos indicadores de atendimento e de melhoria na aprendizagem.
Mas não é o caso de Santo Antônio da Patrulha que deverá receber R$ 843.577,70, sendo o nono de uma lista de 22 municípios contemplados de um total de 47 na região, liderados por Sapucaia do Sul que receberá R$ 4.639.025,23.
Esta verba extra é distribuída aos municípios que cumprem condicionalidades de melhoria de estão e que alcançam evolução em indicadores der atendimento e de melhoria da aprendizagem, com redução das desigualdades.
Para conseguir esta destinação financeira devem ser observados critérios que vão desde a escolha de diretores de escola de acordo com critérios técnicos até a redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais na educação.