A pauta para a segunda-feira, dia 7 de abril, Dia do Jornalista, é o renomado jornalista e repórter Hermogenes Gomes da Silveira, 76 anos de idade, que será homenageado por suas seis décadas de contribuição ao jornalismo patrulhense.
Para isso, o Museu Caldas Júnior preparou duas grandes homenagens que marcam os 60 anos de profissão do jornalista e repórter, que se consolidou como uma referência local e regional, por meio de uma carreira marcada pela dedicação e profissionalismo mas, principalmente, pela paixão no que faz.
Autoridades, amigos e colegas de profissão se reunirão na segunda-feira, dia 7, às 15 horas, junto ao saguão da Prefeitura para a abertura da Exposição “Hermogenes Silveira: 60 anos levando informação com paixão”!
Já, às 20 horas, pelo YouTube e Facebook (prefasap), a comunidade poderá assistir ao episódio especial do Projeto Resgatando Memórias – 6ª edição: “Hermogenes Silveira: rosto e voz conhecidos do público que há seis décadas vem ajudando a escrever a história”!
Tanto na exposição quanto na exibição da entrevista, o público vai se encantar com um verdadeiro documentário de vida, trabalho, dedicação, talento e amor, além de depoimentos emocionantes de pessoas que tiveram a honra de conviver ou trabalhar ao lado de Hermogenes Silveira.
“O Hermogenes Silveira tem uma trajetória marcada pela ética, profissionalismo e um compromisso inabalável com a informação de qualidade. Nossa intenção como Museu, além de prestar essa merecida homenagem, é resgatar as histórias e as memórias dos 60 anos de profissão do jornalista e repórter Hermogenes Silveira, ícone da radiodifusão e imprensa escrita. A homenagem celebra sua importância na construção de uma imprensa livre e sua influência sobre gerações de jornalistas”, destacou o Diretor do Museu, Rafael Barcela.
O HOMENAGEADO
Hermogenes Silveira nasceu em 24 de abril de 1948, na localidade de Tapumes, 6º distrito de Santo Antônio da Patrulha. Filho de João de Deus Silveira, carpinteiro e de Doralice Ramos da Silva, costureira, teve cinco irmãos. Tem duas filhas, a Lizandra Peres da Silveira e Mayara Peres da Silveira. É casado com Ana Maria Machado Bernardo.