Search
Close this search box.

Município perde Armindo Ferreira de Jesus, o Branquinho

Faleceu neste sábado (21/06), no hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, Armindo Ferreira de Jesus, o popular Branquinho.
Com 74 anos de idade completados no dia 26 de março deste ano, era natural de Evaristo e deixa os filhos: Felipe Milanezi de Jesus (advogado), André Milanezi de Jesus (economista) e Lucas Milanezi de Jesus.
Branquinho havia se sentido mal na quinta-feira, tendo chamado seu amigo de longos anos Paulo Bier, para ver o que estava acontecendo. O conhecido médico, após examiná-lo e vendo-o extremamente pálido, recomendou aos familiares que o levassem imediatamente ao hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, onde ele veio a falecer.
Seu corpo foi velado na Câmara de Vereadores, estando presentes ao velório, além da comunidade, lideranças políticas de expressão, incluindo os atuais governantes do município, Rodrigo Massulo e Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara André Selistre e todos os demais vereadores e políticos estaduais que com ele conviveram durante toda a sua vida.
O sepultamento ocorreu na tarde deste domingo (22). Seu corpo baixou à sepultura em meio à uma chuva fina, que aos poucos foi aumentando.
QUEM FOI BRANQUINHO
Figura popular e política bastante conhecida, Armindo Ferreira de Jesus veio de família humilde em Evaristo, onde nasceu em 26 de março de 1951, sendo filho de Oscar Ferreira de Jesus e dona Saturna Wagner Domingues.
Ainda criança, fez os primeiros estudos na Escola Estadual Afonso Celso e após, concluiu o Ensino Fundamental na sede do município, na Escola Estadual Professora Gregória de Mendonça.
Tendo trabalhado na roça, vendia verduras para ajudar no sustento da família.
Na sede de Santo Antônio, antes de abraçar em definitivo a carreira política, Branquinho trabalhou durante muitos anos no extinto Baar Central na Avenida Borges de Medeiros, ao lado de seu irmão Pedro, já falecido.
À noite estudava Contabilidade na Escola Técnica Barão do Cahy, onde anos mais tarde veio a ser professor.
O COMEÇO DA CARREIRA POLÍTICA
A facilidade em conquistar amigos, certamente foi o embrião de sua carreira política, que começou em 1975 na Assembleia Legislativa, onde trabalhou em grande parte de sua vida, iniciando como Assessor Parlamentar. Em Santo Antônio foi vereador e posteriormente, em duas oportunidades, vice-prefeito nas administrações dos ex-prefeitos Paulo Bier e Daiçon Maciel da Silva.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Sua primeira eleição veio no ano de 1982, quando se candidatou pela primeira vez, e elegeu-se vereador de Santo Antônio da Patrulha, pela legenda do PMDB, com uma expressiva votação: 624 votos (Legislatura 1983/1988). A posse aconteceu na Câmara Municipal com muita gente prestigiando os novos Legisladores, que passaram de 13 para 15 Vereadores. Após o juramento, o vereador Armindo Ferreira de Jesus discursou homenageando a imprensa no qual destacou o seu importante papel na comunidade patrulhense. Falou ainda da importância do mandato parlamentar.
O sucesso na vida pública continuou. Em 1988 foi reeleito vereador do Município (Legislatura 1989/1992), porém desta vez, como o segundo mais votado da cidade.
Mesmo sendo eleito vereador continuou seu trabalho na Assembleia Legislativa e paralelamente exercia a atividade como advogado. Em toda sua vida profissional, apesar de trabalhar fora do Município, sempre manteve vínculos com Santo Antônio da Patrulha, desempenhando diversas atividades no Município e também participando de eventos culturais e esportivos.
Na Câmara Municipal de Vereadores foi líder do PMDB e Presidente da Comissão de Justiça, Educação, Redação e Bem-Estar Social. Vereador Constituinte, assim como um dos vereadores quando da promulgação da Lei Orgânica do Município no ano de 1990. ‘Branquinho’ participou ainda como Relator da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Lazer, Turismo, Saúde, Meio Ambiente e Defesa do Cidadão, além da participação na Comissão de Sistematização do Legislativo Patrulhense.
Em duas ocasiões desempenhou também o cargo de Chefe de Gabinete em duas Secretarias de Estado. O então secretário de Estado do Trabalho, Ação Social e Comunitária, José Cesar Martins Filho, no ano de 1990, nomeava Armindo Ferreira de Jesus como ‘Chefe de Gabinete’.
Em 18 de março do ano de 1991, Armindo Ferreira de Jesus, juntamente com Paulo Fernando Collar Telles, Altamir Severo, Luiz Rogério Bier e seu saudoso irmão Salvador de Jesus (In Memoriam) resolveram fundar um novo partido em Santo Antônio da Patrulha, nascia o PTB e constituía-se a 1ª Comissão Provisória da agremiação na cidade. ‘Branquinho’ por inúmeras vezes foi presidente do PTB e tornou-se o ‘Presidente de Honra’ do PTB local.
No ano seguinte da criação do PTB, em 1992, ‘Branquinho’ foi candidato a prefeito, tendo como candidato a vice, o ex-prefeito Raimundo Carvalho Reis e Silva (In memoriam). Na eleição de 03 de outubro de 1992, a dupla ‘Branquinho’ e Raimundo fez 3.691 votos. Concorrendo contra os candidatos Onildo e Ferúlio, ‘Branquinho’ foi o mais votado nas urnas de Pinheirinhos, Catanduva Grande e Alto Rio dos Sinos.
Em 1996 concorreu ao cargo de vice-prefeito. Muito embora tenha sido convidado várias vezes para concorrer a deputado, sempre declinou do convite, pois queria acentuar sua atuação política em Santo Antônio da Patrulha. Em 2008 tornou-se candidato a vice-prefeito, reeditando a dobradinha de 1996, vindo obter desta vez, êxito nas eleições municipais. E, em 2012 ‘Branquinho’ volta a ser candidato a vice-prefeito ao lado do médico Dr. Paulo Roberto Bier pela coligação ‘Unindo Forças Por Um Futuro Melhor’ (PRB, PP, PT, PTB e PSB). Juntos, Paulo Bier e Branquinho fizeram 13.223 votos e se consagraram vitoriosos nas eleições.
Armindo Ferreira de Jesus assumiu o comando do Poder Executivo, como Prefeito Interino, por mais de 15 ocasiões ao longo destes últimos anos.
Em 2015, recebeu na Câmara, o título de Cidadão Honorífico de Santo Antônio da Patrulha.
Matéria com colaboração da Assessoria de Imprensa da Câmara e de Rafael Barcela.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade