Município é o que mais tem unidades de saúde certificadas no RS pelo Programa Estratégia Amamenta Alimenta Brasil

A tarde desta terça-feira (10/5), foi marcada pela entrega da 12ª certificação do Programa Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. A placa, que define a unidade como uma incentivadora da amamentação e da alimentação saudável complementar, até os dois anos de idade, foi entregue pelo secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, acompanhado pela primeira-dama Marlene Zaffalon, à coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Cohab C, Ingrid Tolios.

A primeira-dama parabenizou a equipe pelo reconhecimento recebido e pelo trabalho desenvolvido junto aos pacientes da unidade. “Me alegra saber que temos na rede pública de Gravataí unidades que são reconhecidas nacionalmente pelo comprometimento com a amamentação e com a introdução de uma alimentação saudável para as nossas crianças”, disse Marlene.

A coordenadora do programa no município, Juliana Carneiro, lembrou que a entrega da certificação é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido por toda a equipe. Já a coordenadora da unidade, Ingrid Tolios, destacou o comprometimento de cada profissional que, desde 2018, vem se capacitando para hoje receber a certificação. “Temos uma equipe que incentiva a amamentação e que luta por uma alimentação melhor.”

Além de manter-se na liderança do Estado, atualmente, Gravataí é o quarto município com mais unidades certificadas do Brasil, empatado com Acaraú (Ceará), ficando atrás, somente, de Manaus (Amazonas), Castanhal (Pará) e Ribeirão Preto (São Paulo).

De acordo com a coordenadora do programa, as unidades responsáveis por esta conquista são: Itatiaia, Parque dos Anjos, Neópolis, São Marcos, Princesa Isabel, Nova Conquista, Granville, Águas Claras, Morada do Vale l, Aristides D’Ávila e Costa do Ipiranga.

O secretário Régis Fonseca elogiou o trabalho da USF. “A placa é a concretização de um trabalho que movimentou toda essa unidade e isso é reflexo de uma equipe comprometida com o bem-estar da comunidade de Gravataí”. O responsável pela pasta lembrou, também, dos avanços da área da Saúde no município. “Em breve, entregaremos dez novas unidades no mesmo padrão desta que a comunidade da Cohab C, o que vai implicar diretamente no atendimento e no conforto dos usuários do serviço público”, ressaltou.

Participaram da entrega da placa, também, o secretário substituto da Saúde, Bruno Palaver, a gerente do distrito Bianca Knevitz, a coordenadora do Centro Especializado de Nutrição e Qualidade de Vida, Margarete Tavares, e os servidores da unidade de saúde.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade