Município é o que mais tem unidades de saúde certificadas no RS pelo Programa Estratégia Amamenta Alimenta Brasil

A tarde desta terça-feira (10/5), foi marcada pela entrega da 12ª certificação do Programa Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. A placa, que define a unidade como uma incentivadora da amamentação e da alimentação saudável complementar, até os dois anos de idade, foi entregue pelo secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, acompanhado pela primeira-dama Marlene Zaffalon, à coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Cohab C, Ingrid Tolios.

A primeira-dama parabenizou a equipe pelo reconhecimento recebido e pelo trabalho desenvolvido junto aos pacientes da unidade. “Me alegra saber que temos na rede pública de Gravataí unidades que são reconhecidas nacionalmente pelo comprometimento com a amamentação e com a introdução de uma alimentação saudável para as nossas crianças”, disse Marlene.

A coordenadora do programa no município, Juliana Carneiro, lembrou que a entrega da certificação é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido por toda a equipe. Já a coordenadora da unidade, Ingrid Tolios, destacou o comprometimento de cada profissional que, desde 2018, vem se capacitando para hoje receber a certificação. “Temos uma equipe que incentiva a amamentação e que luta por uma alimentação melhor.”

Além de manter-se na liderança do Estado, atualmente, Gravataí é o quarto município com mais unidades certificadas do Brasil, empatado com Acaraú (Ceará), ficando atrás, somente, de Manaus (Amazonas), Castanhal (Pará) e Ribeirão Preto (São Paulo).

De acordo com a coordenadora do programa, as unidades responsáveis por esta conquista são: Itatiaia, Parque dos Anjos, Neópolis, São Marcos, Princesa Isabel, Nova Conquista, Granville, Águas Claras, Morada do Vale l, Aristides D’Ávila e Costa do Ipiranga.

O secretário Régis Fonseca elogiou o trabalho da USF. “A placa é a concretização de um trabalho que movimentou toda essa unidade e isso é reflexo de uma equipe comprometida com o bem-estar da comunidade de Gravataí”. O responsável pela pasta lembrou, também, dos avanços da área da Saúde no município. “Em breve, entregaremos dez novas unidades no mesmo padrão desta que a comunidade da Cohab C, o que vai implicar diretamente no atendimento e no conforto dos usuários do serviço público”, ressaltou.

Participaram da entrega da placa, também, o secretário substituto da Saúde, Bruno Palaver, a gerente do distrito Bianca Knevitz, a coordenadora do Centro Especializado de Nutrição e Qualidade de Vida, Margarete Tavares, e os servidores da unidade de saúde.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade