O diretor do campus FURG-SAP, Antônio Valente esteve em reunião no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo, para uma avaliação das ações do Plano Turístico “Santo Antônio da Patrulha, Capital da Cachaça, do Sonho e da Rapadura do Rio Grande do Sul”. O documento está sendo desenvolvido através de um convênio entre a FURG, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e a FAURG, firmado em novembro de 2021. O encontro também teve a participação do vice-prefeito, Marcelo Gaúcho, do Secretário Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi e da Diretora da Cultura e Turismo, Carmem Monteiro.
AÇÕES
Valente e Airoldi realizaram uma síntese das ações executadas no município em prol do turismo conforme o planejamento estratégico para curto prazo, 2022-2024, referindo-se aos projetos já terminados e em andamento no corrente ano.
Entres os projetos concluídos foram citados a criação da logomarca turística de Santo Antônio da Patrulha, do site, do folder turístico e do vídeo do Plano Turístico de SAP, bem como o apoio à integração turística com os municípios de Caraá e Osório para a regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago, e participação na região turística Litoral Norte Gaúcho. Também foram registradas a instalação de dois portões de ferro do Caminhos da Fé com apoio de recursos da própria comunidade, a finalização do processo licitatório para confecção do painel cerâmico com a imagem de Santo Antônio junto ao Oratório na escadaria da rua Cel. José Maciel, a criação da logomarca da Rota da Rapadura com apoio da ACISAP, a elaboração do projeto arquitetônico do Marco Zero do Caminho Gaúcho de Santiago, que deverá ser construído na praça Arquipélago dos Açores, e do projeto arquitetônico do posto de informações turísticas na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem.
PLANO TURÍSTICO
Destaque para a conclusão e impressão do Plano Turístico com entrega à comunidade no dia 19 de agosto durante a FENACAN e que define objetivos, metas, estratégias e projetos para curto prazo (2022-2024), médio prazo (2025-2030) e longo prazo (após 2030) para transformar e consolidar o município como novo e forte destino turístico gaúcho.