Uma moradora do município de Caraá acaba de conquistar o título de campeã mundial de Powerlifting. Lissandra de Oliveira, que é professora na modalidade de Educadora Física, é também, além de Powerlifting, atleta de fisiculturismo, personal e professora de Taekwondo.
Ela foi bastante homenageada em Caraá, inclusive com carreata para comemorar a conquista mundial.
ENTREVISTA
Lissandra, que reside há vários anos em Caraá, conversou com a Folha Patrulhense sobre sua conquista e também sobre detalhes a respeito dessa modalidade.
“Participei de uma seletiva em agosto no Rio de Janeiro que oferecia uma vaga para o Mundial. Já vinha treinando há cerca de um ano”, afirma, para explicar que se trata de um esporte de força, onde são praticadas as três modalidades principais de força muscular: Supino, Levantamento terra e agachamento.
Explica também que Powerlifting e Fisiculturismo estão em alta nacionalmente, sendo que o Brasil está entre os melhores do mundo. O número de praticantes vem aumentando em larga escala.
ALTERNATIVAS
Lissandra salienta que, dentro de uma competição de Powerlifting, também existem competições individuais chamados singerlifting, onde o atleta escolhe qual modalidade quer competir: Supino, levantamento terra, bíceps curl, agachamento e os equipados.
A atleta afirma que a primeira edição do mundial no Brasil foi em Camboriú/SC, do dia 22 a 26 de outubro, e foi onde conquistou o título mundial.
TREINAMENTOS
Lissandra pratica esse esporte a pouco tempo, aproximadamente um ano, porém como já fisiculturista desde 2018, teve facilidade em treinar força.
Perguntada a respeito dos benefícios que o Powerlifting proporciona, disse que se constitui em treinamento de força, sendo importante para todas as idades, pois ajuda na postura, disposição, resistência muscular, concentração, autoestima entre outros.