Um morador de rua que estava em um terreno baldio na Rua Serafim Maciel Marques foi morto hoje (11) pela Brigada Militar, ao reagir a uma abordagem.
Conforme o Capitão Selister, comandante da 2ª Cia da Brigada Militar, a versão à ele apresentada pelos PMs envolvidos na ocorrência dá conta de que várias denúncias haviam sido encaminhadas ao 190 de que um morador de rua estaria importunando pessoas, tanto próximo ao Banrisul como no local onde havia instalado uma barraca.
A Guarnição da Brigada Militar esteve no local hoje mais cedo, mas não encontrou o indivíduo. Mais tarde retornou ao local quando o avistaram, entrando no terreno e o abordando.
De acordo com o comandante da Companhia, os PMs determinaram que ele deixasse o local. Ao invés de sair, ele teria se armado de uma barra de ferro investindo contra os policiais. Um dos PMs chegou a efetuar um disparo com arma não letal, mas o homem estaria bastante alterado, como afirma a Brigada e, para evitar que um dos policiais fosse atingido com uma barra de ferro por ele, um dos policiais militares da guarnição efetuou disparos que foram fatais. O homem caiu ao lado da viatura e a Brigada isolou a área para o trabalho da perícia.
A Brigada Militar instaura procedimento interno para apurar a participação dos policiais militares. Por sua vez o Comissário de Polícia João Carlos esteve no local tomando as medidas de praxe por parte da Polícia Civil que foram as de acionar a Perícia para o levantamento necessário, sendo que em seguida o corpo foi removido pela Funerária Catelli para a realização da autópsia. A Polícia Civil, por sua vez, instaurou inquérito para apurar como o fato ocorreu e a motivação. O homem, cuja identidade não foi revelada, era do interior de Santo Antônio da Patrulha.
Colaboraram Odília Machado e internautas.
FOLHA PATRULHENSE/GRUPO 2M