Search
Close this search box.

MORADA DA LIBERDADE: Há nove anos lutando para recuperar dependentes químicos

A dependência química é um grave problema social enfrentado por todos os países. E não é diferente no Brasil, onde infelizmente vemos a juventude e até pessoas adultas mergulhadas nesta verdadeira chaga social.
No entanto, a preocupação para com essa situação tem obtido relativo sucesso, desde que as pessoas atingidas por este tipo de dependência, se submetam a tratamentos, quer por sua própria vontade, quer pelo interesse das famílias em buscar ver recuperados familiares que estão sofrendo com esta doença.
Aqui em Santo Antônio esta preocupação existe há muito tempo e um dos exemplos de busca de recuperação para a reinserção na sociedade e, consequentemente no mercado de trabalho, está na Morada da Liberdade, uma casa que abriga dependentes químicos e que surgiu há nove anos, tendo se instalado primeiramente na localidade de Montenegro e atualmente se situando na localidade de Catanduvinha.
Seu idealizador, Wagner Medeiros Pinto, tem batalhado incansavelmente pela recuperação das pessoas que ali são atendidas por uma equipe que conta com psicólogos, assistentes sociais e médicos, dentre outros. A Morada da Liberdade tem ajuda do governo federal.

O DIA A DIA
São servidas quatro refeições diárias, além do que, a pessoa também aprende a cultivar hortifrutigranjeiros, inclusive com plantas hidropônicas que são cultivadas na água, o que é uma verdadeira terapia pelo fato da lida com a terra.
São hoje 42 abrigados que passam por tratamento de nove meses a um ano. Muitos se recuperam, mas há aqueles que infelizmente terminam tendo recaídas, retornando àquele local. A responsável técnica é uma psicóloga que faz avaliações diárias com os ali internados.
Conforme Wagner, a alta é concedida de acordo com as condições da pessoa. Mas antes é submetido a um processo de reinserção social.
A Morada da Liberdade também oferece às pessoas ali atendidas, inclusive aquelas em situação de vulnerabilidade social, cursos do SENAR e SEBRAE, que as qualificam para que possam ser mais rapidamente absorvidas pelo mercado de trabalho.
ALBERGUE
Mas o trabalho de Wagner é mais amplo. Na sede do município tem um albergue mantido em parceria com o município, especialmente através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, onde são abrigadas 14 pessoas que têm banho, janta e café da manhã, sendo após liberadas para a busca de atividades para só retornarem à noite.
O Albergue se localiza na Rua João Pedroso da Luz, 444. Ali, alguns ficam apenas de passagem, mas há aqueles que permanecem mais tempo até serem encaminhados para outros locais para poderem dar oportunidade à novas pessoas em situação de vulnerabilidade social que também necessitam de apoio.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade