MOENDA DA CANÇÃO TEM MAIS UMA GRANDE EDIÇÃO

Uma Toada escrita pelos jovens Raphael Madruga e Luís Fernando Bender foi a vencedora da 36ª Moenda da Canção.
A final do tradicional festival realizado em Santo Antônio da Patrulha ocorreu na noite deste domingo (13). A música aborda de forma pungente a história de João, orgulhoso e sonhador, que de uma hora para outra tem seu destino assolado pela epidemia social das drogas, especificamente o crack.
Usando de recursos audiovisuais no palco a apresentação arrebatou o público presente nas duas noites em que subiu ao palco para ser defendida por Gustavo Brodinho no baixo, Matheus Krummenauer no violão, Lucas Ferrera no acordeon e Ciro Ferreira no violão de 12 cordas. Juntos com Rapha Madruga eles compuseram um belo conjunto vocal. Ele, que é da nova geração de artistas do Estado, já esteve em outras oportunidades na Moenda. Em uma das últimas vezes também trouxe a temática social para o palco, mas com uma abordagem mais leve.
A noite de premiação foi de muita comoção. O troféu de melhor música foi entregue por Roseli Rodrigues Pereira, que sobreviveu 36 horas em cima de uma árvore durante o ciclone extratropical que assolou a cidade de Caraá, vizinha a Santo Antônio da Patrulha. A terra da Moenda, também atingida pelas chuvas e ventos em junho deste ano, não deixou de trazer ao palco a história de Roseli. A Moenda foi diversificada tanto nas músicas quanto nas emoções.
“Em um curto espaço se tempo, fomos assolados por fenômenos meteorológicos em nossa região, onde tivemos perdas materiais e humanas. Mas depois da tempestade vem o sol. E esse raio de esperança pra levantar o estado anímico de nossa comunidade veio através da música com a Moenda. Uma Moenda necessária, mais do que nunca. E para simbolizar essa resistência e fé, nada melhor que convidar e homenagear a Roseli, que sobreviveu à enxurrada no município vizinho Caraá. Nossas forças se renovam a cada ano em cada Moenda. Que nossa fé e luta sejam tão fortes quanto foi a da Roseli pra que a gente continue crescendo com música”, diz Nilton Júnior, presidente do festival.
Antes a homenagem a 7ª Moenda, que completou 30 anos, e é considerada uma das mais icônicas edições de festivais do Estado, trouxe de volta ao palco nomes consagrados como Serginho Moah, cantando Toda Minha Rima, e Mauro Moraes, visivelmente emocionado, interpretando o clássico composto por ele e eternizado por José Cláudio Machado – Milonga Abaixo de Mau Tempo.
Durante os três dias de evento 9 mil pessoas acompanharam 28 composições, entre Moenda, Moenda Instrumental e Moendinha. O público também acompanhou os shows do Quarteto Coração de Potro, Tambo do Bando e Cristiano Quevedo.
A edição deste ano esteve inserida dentro da programação da Santo Antônio em Festa que acontece até o dia 20 de agosto.

CONFIRA A PREMIAÇÃO COMPLETA

1º lugar: Troféu Cantador
João Craque de Bola
Letra: Raphael Madruga e Luis Fernando Bender
Melodia: Raphael Madruga

2º lugar: Troféu Cantador
Mais Que O Próprio Céu
Letra: Piero Ereno
Melodia: Matheus Alves

3º lugar: Troféu Cantador
Toda Flor do Teu Olhar
Letra: Mateus Neves da Fontoura e Beto Barros
Melodia: Ezequiel da Rosa e Beto Barros

Melhor Música do Festival – opinião do público: Troféu Francisco Carlos Gomes Salazar
O Sonho Moendeiro
Letra: Mario Tressoldi e Chico Saga
Melodia: Mario Tressoldi

Melhor Música Instrumental: Troféu Geraldo Flach
Tema Para Pablo
Autor: Lenin Nunes

Melhor Arranjo: Troféu Paulino Mathias
Lugar Incomum – Felipe Goulart

Melhor Melodia: Troféu Demétrio Machado Ramos
Mais Que o Próprio Céu – Matheus Alves

Melhor Instrumentista: Troféu Eliseu de Venuto
Eduardo Morlin, em Lugar Incomum e Por Ser Lágrima Assim Sou
Melhor Intérprete: Troféu Penduca
Filipe Coelho, em Mais Que o Próprio Céu

Melhor Letra: Troféu Jarcy Cândido dos Reis
Ao Som do Rumpilé – Zé Renato Daudt.

2ª MOENDINHA:
Categoria Mirim:
1º lugar: Vale Mazuí interpretando Transbordar acompanhada de Cassio Figueiró no acordeon, William Varela no violão, Luciano Fagundes no baixo e Rafa Martins na bateria;
2º lugar: Muriel Kirst interpretando Milonga abaixo de mau tempo acompanhado de William Varela no violão, Luciano Fagundes no baixo e Rafa Martins na bateria.

Categoria Juvenil:
1º lugar: Marina Duarte interpretando Artista acompanhada de Diogo Barcelos no teclado, William Varela no violão, Luciano Fagundes no baixo e Rafa Martins na bateria;
2º lugar: Anita Rodrigues interpretando Decisão de brasileiro acompanhada de Gabriel Selvage no violão de 7 cordas e no pandeiro Rafa Martins.
Conteúdo: Fernando Baptista – Jornalista MTB 11635 – Assessoria de Comunicação Santo Antônio em Festa/Moenda da Canção – 55 99152-5380.
Fotos: Fernando Maguari.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade