Modelo de gestão de frota é compartilhado com cidade do litoral

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Gravataí são reconhecidas e servem de modelo a cidades de diferentes partes do Brasil. Exemplo é a gestão da frota veicular, que rendeu ao nosso município um convite da administração de Osório, no litoral gaúcho, para apresentação do sistema que otimizou o controle, melhorou o aproveitamento e ainda reduziu despesas ao contribuinte.

Recursos, economia e transparência

A gestão de frota em Gravataí é 100% digitalizada, zerando o uso das planilhas de papel. Por meio de um software, a Central tem a localização em tempo real de cada veículo, controla trajetos percorridos, deslocamentos, paradas e velocidade média em cada percurso. Todos os servidores habilitados a dirigir um carro a serviço do município são identificados por tags, o que também permite medição das horas trabalhadas.

Entre as principais funcionalidades, a plataforma proporciona a visualização de indicadores de manutenção, estoque e abastecimento. Tal recurso garante agilidade na tomada de decisões como, por exemplo, o planejamento de compra de peças e pneus e a programação da manutenção preventiva, que aumentam consideravelmente a disponibilidade da frota ao mesmo tempo em quem elevam a segurança dos servidores do município.

“A ideia dessa integração entre municípios é fortalecer a gestão de frota do setor público. A exemplo de Osório, as prefeituras têm servidores capacitados, com proatividade e potencial de qualificação, assim, mais que alternativas para a redução de custos, todos buscam a modernização da gestão pública”, detalha o secretário da Administração, Modernização e Transparência (SMAT), Mauro Bossle Moreira.

Referência

A Central de Veículos de Gravataí está em constante aperfeiçoamento de seus processos para que seja possível modernizar o setor, aprendendo com grandes cases de empresas públicas e privadas, sempre com grande apoio dos gestores de nível estratégico, que tomam a decisão quanto ao investimento e o impacto gerado pela implantação das ideias. Tais vantagens despertam o interesse de outras gestões municipais.

Mais de 20 prefeituras do Estado e de Santa Catarina já solicitaram o compartilhamento desta experiência, visando à implantação futura. “É uma plataforma onde conseguimos terceirizar toda manutenção da frota, a empresa contratada faz todo trabalho de levantamento de peças e orçamentos”, completa o secretário substituto da Secretaria de Administração, Modernização e Transparência de Gravataí, Maicon Ganzer.

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