O encontro faz parte de uma das ações do Projeto de Internacionalização do Município
A Missão Diplomática do Paraguai no Rio Grande do Sul (RS), representada pelo seu Cônsul Geral, Embaixador José Martínez Lezcano, e pelo seu Adido Comercial, Sr. Jorge Valenzuela Aguayo, foi recebida pelo Prefeito Rodrigo Massulo em seu gabinete.
Entre os objetivos do encontro estavam a apresentação do Perfil Internacional do município, documento bilíngue que busca inserir a cidade na arena global e a construção de uma parceria ainda mais sólida com a Missão Diplomática do Paraguai no RS.
O Paraguai é um parceiro estratégico de Santo Antônio da Patrulha. Mais de 15 produtos distintos são exportados pela cidade ao referido país, abrangendo todas as cadeias produtivas. “Quero agradecer a presença de todos os representantes das empresas de nossa cidade. Hoje, abrimos caminho para aqueles que não exportam, ou exportam pouco, entenderem melhor como podem investir na internacionalização dos seus negócios. A meta deste projeto é fomentar e auxiliar no estabelecimento de relações das empresas patrulhenses com outros países. Penso que encontros como esse são um passo importante neste caminho”, reiterou Massulo.
POSSIBILIDADES
Ao menos, além de toda e qualquer oportunidade em comum, foram aventadas três possibilidades na cooperação entre Santo Antônio da Patrulha e a Missão Diplomática do Paraguai no RS: 1) a eventual possibilidade de irmanamento com cidade paraguaia, que resguarde características similares com as de Santo Antônio da Patrulha, um município com posição estratégica diferenciada no RS, com cerca de 42 mil habitantes, culturas diversas e atrativos turísticos voltados ao bem-estar; 2) a eventual possibilidade de acordos educacionais entre instituições do ensino superior do Paraguai e Santo Antônio da Patrulha e; 3) a criação de uma Câmara de Comércio Paraguai/RS, itinerante e com sede virtual. A sua presidência seria rotativa, por parte do município em caráter inovador, propiciando o estreitamento de laços entre o Paraguai e o RS. Possibilitando ainda a participação de qualquer interessado nesse vínculo, dentro do Estado do RS, tendo como primeira presidência a do município de Santo Antônio da Patrulha, em período a ser combinado, bem como as ações decorrentes.
ESTREITAMENTO DE LAÇOS
“Queremos estreitar os laços de nosso país com Santo Antônio da Patrulha. Este processo de internacionalização é capaz de aumentar a demanda das empresas e gerar empregos, resultando em desenvolvimento que beneficia a todos os habitantes. É admirável o trabalho que esta gestão municipal está fazendo nesse sentido, de ampliar as fronteiras comerciais da cidade, demonstrando, assim, uma genuína preocupação com o futuro de sua população”, declarou o Cônsul Geral, Embaixador Lezcano.
PERFIL INTERNACIONAL
O Perfil Internacional da cidade é um dos resultados do projeto de internacionalização do município, guiado pela Roedel Intl Advisor, escritório altamente especializado em relações internacionais, conduzido pelos seus sócios-diretores, Dr. Cezar Roedel e Sra. Ana Paula Megiolaro. Dentre outros resultados do projeto está a obtenção do selo espanhol para o Caminho Gaúcho de Santiago e a construção de relacionamentos diplomáticos com países parceiros do município. “O nosso objetivo principal é proporcionar ao município a oportunidade de estabelecer as suas próprias relações internacionais, com envolvimento do empresariado, visando o desenvolvimento econômico da cidade e de suas empresas”, salienta Dr. Roedel.
No evento, que aconteceu após a reunião da Missão Diplomática do Paraguai, o Prefeito Massulo, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara vereador André Selistre, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Katiane Fraga, o Diretor de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Kassiano Fraga, que também é gestor do projeto de internacionalização do município, e a equipe da Roedel Intl Advisor, estiveram presentes empresários de todas as cadeias produtivas do município, além das autoridades locais e estaduais.
EMBAIXADOR
O Cônsul Geral do Paraguai e que também responde na condição de embaixador do Paraguai no Brasil disse à FOLHA PATRULHENSE que o primeiro contato visa estabelecer intercâmbio em diversas áreas como comercial, educacional, cultural e artístico.”Nosso objetivo é criar um vínculo concreto com a prefeitura e suas forças produtivas e estabelecer laços construtivos entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul”, destacando como finalidade o estabelecimento de uma pauta de futuros empreendimentos contribuindo para o desenvolvimento dos dois países.
Ele demonstrou vivo interesse na iniciativa. Lezcano já esteve durante cinco anos em Brasília onde atuou na embaixada do seu país. Disse ainda que conhece o Estado pois estudou engenharia metalúrgica na UFRGS.