Metrosul realizará obras para a conexão de 5 mil imóveis à rede de esgoto na RMPA

Os trabalhos começam na próxima segunda-feira (10/5) em Cachoeirinha e Gravataí, onde serão executadas mais de 1,6 mil conexões, com conclusão estimada em 40 e 20 dias, respectivamente. Pelos próximos meses, as intervenções também acontecerão em Alvorada, com 330 ligações; Canoas, com 2,4 mil e 470 em Esteio, sendo aproximadamente cinco mil novas conexões.
A ação integra o plano de universalização do tratamento de esgoto e tem o objetivo de agilizar as ligações à rede pública nos locais onde a mesma já está disponível. Cerca de 27 mil pessoas serão atendidas nesta primeira fase, e até dezembro deste ano a Ambiental Metrosul promoverá outras sete mil ligações.
A intervenção consiste na instalação dos ramais de ligação de esgoto e do terminal de inspeção e limpeza (TIL), estrutura na qual é feita a conexão da ligação intradomiciliar (sistema interno) à rede pública de esgoto.
Vale destacar que a intradomiciliar deve ser construída pelo proprietário do imóvel.
A fim de minimizar possíveis transtornos, uma vez que as obras de conexão serão realizadas nas calçadas e ruas em frente às residências, a Metrosul ressalta que atuará com comunicação e sinalização ostensiva, informando os usuários sobre a realização e benefícios das intervenções.
Bairros que receberão os serviços:

Cachoeirinha: 1.000 ligações – Aproximadamente 5,5 mil pessoas atendidas
Jardim Betânia, Moradas do Bosque, Vila Anair, Vila Vista Alegre, Parque Granja Esperança, Vila Monte Carlo, COHAB, Vila Eunice Velha, Vila Eunice Nova, Vila Silveira Martins, Parque Brasília, Vila City, Vila Ponta Porã, Vila Imbuhy, Vila Santo Angelo, Vila Carlos Antônio Wilkens, Vila Márcia, Vila da Paz, Jardim Conquista, Vila Bom Princípio, Vale do Sol, Parque da Matriz, Vila Regina.

Gravataí: 634 ligações – Aproximadamente 3,5 mil pessoas atendidas
Vera Cruz, Barnabé, Santa Cruz, Castelo Branco, Dom Feliciano, Diva Lessa de Jesus, Parque dos Eucaliptos, Parque Florido, Vila Branca, Parque Olinda, Jansen, Salgado Filho, Natal, Rincão da Madalena.

Importância da conexão à rede
Quando o imóvel está ligado à rede de coleta e tratamento de esgoto, toda água utilizada nas atividades cotidianas como lavar as mãos, tomar banho, utilizar a descarga do vaso sanitário, etc, desce pela rede interna da casa, segue pelas tubulações na rua e é direcionada às estações de tratamento. Nesses locais, passa por diversos processos que garantem a retirada dos poluentes de forma eficaz. Esse processo é fundamental para garantir que o esgoto doméstico retorne à natureza em condições adequadas.
Atualmente, somente 1/3 das residências da Região Metropolitana de Porto Alegre contam com coleta e tratamento de esgoto. Com a universalização do sistema de esgotamento sanitário, a Metrosul vai ampliar esta cobertura para mais de 87% até 2031, contribuindo, de forma significativa, na melhora dos índices e qualidade do serviço de saneamento na região, beneficiando aproximadamente 1,7 milhão de pessoas.
Além dos benefícios ao meio ambiente, ajudando a diminuir a taxa de poluição dos rios Sinos, Gravataí e Caí, o tratamento de esgoto também contribui com a prevenção de doenças, promovendo mais saúde, dignidade e qualidade de vida às comunidades. Mais informações em www.esgototratado.com.br.

A Ambiental Metrosul
Considerada a maior PPP de saneamento do país, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, foi constituída para fazer a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade