Mesmo que tenha ocorrido uma intensificação das chuvas nas últimas horas, confirmando o que previa a Meteorologia, a situação em Santo Antônio da Patrulha, pelas informações do Corpo de Bombeiros Militar, está relativamente tranquila.
O Tenente Cardoso, comandante do CBM-SAP, acompanhado do Soldado Dornelles, fazem vistoria em arroios e outros locais do município para ver qual é a situação no interior.
O coordenador da Defesa Civil Miguel Evair também faz levantamento devido às últimas chuvas.
Os arroios tiveram elevação dos seus níveis, mas todos aparentemente estão dentro de suas calhas.
A previsão é de que a chuva cesse amanhã com chegada de sistema de alta pressão. O tempo seguirá firme na segunda-feira, mas a chuva retorna terça-feira.
Desde 15 de junho a situação no Estado vive momentos de instabilidade climática com chuvas intermitentes. São cinco meses de chuvas, fato que nunca havia sido registrado em épocas anteriores.
PARANHANA
No Vale do Paranhana a forte chuva atingiu vários municípios. Igrejinha, conforme o Jornal NH, o temporal arrancou a decoração da Oktoberfest. O prefeito daquele município Leandro Horlle fez um apelo nas redes sociais no sentido de que as populações ribeirinhas procurem locais mais seguros antes que o nível dos rios suba ainda mais de acordo com a previsão meteorológica.
Em Taquara choveu bastante, mas os danos maiores são no interior do município, segundo o mesmo jornal.
Em Rolante, a prefeitura distribuiu um comunicado alertando para o risco de elevação dos rios, afirmando que hoje “ninguém entra e ninguém sai de Rolante.”
Em todos os municípios a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e os Bombeiros Voluntários de Rolante, com respectivas prefeituras estão nas ruas buscando levar socorro a quem foi afetado por mais este temporal.
Há outros municípios gaúchos bastante atingidos pelas últimas chuvas, inclusive com precipitação de granizo.