Uma das especialidades mais requisitadas, a pediatria vai ganhar um reforço significativo no Dom João Becker. Na terça-feira (2/5), ocorreu a recepção a doutorandos e professores da Unisinos no hospital de Gravataí. A partir de 15 de maio, vão atuar 29 doutorandos no total, além de seus preceptores, se revezando no atendimento da emergência, unidade de internação e centro obstétrico. Essa medida vai ampliar a cobertura médica nessas áreas e desafogar a demanda por pediatras.

De acordo com o diretor médico do HDJB, Fernando Issa, a vinda da pediatria da Unisinos vai qualificar ainda mais a assistência no hospital. “Quando você traz uma instituição sólida e com reconhecimento, como é o caso da Unisinos, acaba estimulando outros pediatras a vir atuar no seu hospital. E com isso, acabamos minimizando uma necessidade. Essa é a tendência”, afirma Issa. Segundo o diretor, a projeção é de que futuramente se amplie a área de ensino e o HDJB venha se tornar efetivamente um centro de formação em pediatria.

Para a Unisinos, muito mais do que o volume de atendimentos, universidade, professores e doutorandos buscam condições para efetuar um trabalho ainda mais qualificado. “Não se trata somente de assistência, mas sim de qualificação de ensino e de atendimento”, afirma o professor Marcelo Porto.

Quanto a falta de pediatras no mercado, situação que ocorre em várias cidades do Rio Grande do Sul, Marcelo acredita que a carência de profissionais em determinadas regiões se deve a má distribuição dos médicos. Mas que a universidade não vai medir esforços para ajudar a compensar essa necessidade em Gravataí.

Além dos doutorandos em pediatria, o encontro também marcou as boas-vindas a duas médicas cursistas equatorianas que irão fazer a prática de pós graduação em Medicina Interna e Cirurgia Geral.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade