Esse domingo (20), foi uma data significativa que serviu para consolidar um dos principais marcos turísticos de Santo Antônio da Patrulha: os 10 anos do Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela.
Surgido em 2014, por iniciativa de patrulhenses como Tilton Martins e esposa Janete (ele já tendo feito o percurso em Santiago de Compostela na Espanha que tem 400 km, por quatro vezes), Jaime Nestor Müller, rolantense de nascimento, mas patrulhense de coração e por opção, dentre outros aficionados desta modalidade de turismo, teve na época o apoio do então Cônsul da Espanha no Estado, que fala com exclusividade para a FOLHA PATRULHENSE nesta edição, o trecho terminou sendo oficializado.
O texto a seguir, é do historiador e Guardião do Caminho, Jaime Nestor Müller que já fez o percurso patrulhense 120 vezes. Porém neste domingo, ele teve um “senão”: sua caminhada terminou no km 10 e ele conta porquê:
“De repente, me vi olhando para os galhos das árvores e para o céu”. Uma queda de pressão provocou um desmaio e ele bateu com a cabeça em uma pedra, tendo que ser socorrido e levado ao HSAP para uma melhor avaliação. Porém no final da tarde já estava em casa para descansar. Mesmo sendo obrigado a repousar, preferiu elaborar um texto para publicação em sua página e na Folha sobre como foi o evento:
“Foi uma festa que encheu de colorido das camisetas o caminho no dia festivo de hoje. Mais de 500 pessoas fizeram o trajeto, parte dos caminhantes fez o de 12 km iniciando na subida do Morro Novo e a grande maioria fez o de 18 Kms, saindo da Agasa na comunidade da Ilha. O padre Adalberto Lumertz Borges, pároco da Paróquia Santo Antônio deu a benção aos caminhantes e antes da caminhada iniciar, aconteceram diversos atos na Praça Arquipélago dos Açores, onde foram entregues as credenciais e também as camisetas aos primeiros 120 participantes que se inscreveram pela prefeitura municipal. O presidente da Câmara de Vereadores Sergio Airoldi falou sobre o futuro Monumento ao Peregrino que será erguido na praça e informou que ele e os vereadores André Selistre, Gabriel Diedrich e Jacira Santos destinaram verbas para o monumento. Presentes alguns secretários municipais ao evento, entre eles a secretária de Cultura e Turismo Jassira Castro Ramos. O prefeito Rodrigo Massulo agradeceu a presença de todos, também informou que o espelho da Cruz de Ferro do Caminho e que estava exposto na frente da Igreja Matriz, que fará parte do monumento é uma doação da família do Tilton Martins dos Santos, esposa Janete Novosady e a filha Julcimara Santos. Agradeceu também ao Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio pela doação do banco que foi construído no Km 8,4 ao lado da Cruz de Ferro. Também mencionou a minha pessoa informando que eu já tinha realizado 120 caminhadas no caminho. Após as manifestações na praça, o prefeito Rodrigo Massulo, a secretária Jassira Castro Ramos e os vereadores André Selistre, Sergio Airoldi, Gabriel Diedrich e Jacira Santos, descerraram o pano que cobria o espelho da Cruz de Ferro. Vieram pessoas de muitos municípios do estado e o maior contingente foi de Porto Alegre/RS, através de inscrições feitas na Acasargs, que é uma grande parceira na criação do caminho e foram em torno de 160 associados seus que participaram. Ao retornarem do ponto de partida e chegando defronte a Igreja Matriz, os caminhantes receberam seus certificados e muitos prestigiaram o Domingo Cultural, que excepcionalmente neste domingo foi realizado na Praça Arquipélago dos Açores.”
OBJETIVO E PROPÓSITOS DA ACASARGS
A ACASARGS – Associação dos Amigo do Caminho de Santiago de Compostela, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de reunir pessoas interessadas na preservação e divulgação dos Caminhos até Santiago de Compostela. Nossa missão é oferecer informações, orientações e auxílio aos interessados e futuros peregrinos, buscando promover oportunidades de crescimento pessoal, espiritual, cultural e comunidade.
As fotos são de Jaime Nestor Müller e foram feitas até o km 10 quando ele sofreu queda de pressão e teve que interromper o percurso para ser medicado.