Search
Close this search box.

Mais de 500 peregrinos comemoram 10 anos do Caminho Gaúcho de Santiago

Esse domingo (20), foi uma data significativa que serviu para consolidar um dos principais marcos turísticos de Santo Antônio da Patrulha: os 10 anos do Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela.
Surgido em 2014, por iniciativa de patrulhenses como Tilton Martins e esposa Janete (ele já tendo feito o percurso em Santiago de Compostela na Espanha que tem 400 km, por quatro vezes), Jaime Nestor Müller, rolantense de nascimento, mas patrulhense de coração e por opção, dentre outros aficionados desta modalidade de turismo, teve na época o apoio do então Cônsul da Espanha no Estado, que fala com exclusividade para a FOLHA PATRULHENSE nesta edição, o trecho terminou sendo oficializado.
O texto a seguir, é do historiador e Guardião do Caminho, Jaime Nestor Müller que já fez o percurso patrulhense 120 vezes. Porém neste domingo, ele teve um “senão”: sua caminhada terminou no km 10 e ele conta porquê:
“De repente, me vi olhando para os galhos das árvores e para o céu”. Uma queda de pressão provocou um desmaio e ele bateu com a cabeça em uma pedra, tendo que ser socorrido e levado ao HSAP para uma melhor avaliação. Porém no final da tarde já estava em casa para descansar. Mesmo sendo obrigado a repousar, preferiu elaborar um texto para publicação em sua página e na Folha sobre como foi o evento:
“Foi uma festa que encheu de colorido das camisetas o caminho no dia festivo de hoje. Mais de 500 pessoas fizeram o trajeto, parte dos caminhantes fez o de 12 km iniciando na subida do Morro Novo e a grande maioria fez o de 18 Kms, saindo da Agasa na comunidade da Ilha. O padre Adalberto Lumertz Borges, pároco da Paróquia Santo Antônio deu a benção aos caminhantes e antes da caminhada iniciar, aconteceram diversos atos na Praça Arquipélago dos Açores, onde foram entregues as credenciais e também as camisetas aos primeiros 120 participantes que se inscreveram pela prefeitura municipal. O presidente da Câmara de Vereadores Sergio Airoldi falou sobre o futuro Monumento ao Peregrino que será erguido na praça e informou que ele e os vereadores André Selistre, Gabriel Diedrich e Jacira Santos destinaram verbas para o monumento. Presentes alguns secretários municipais ao evento, entre eles a secretária de Cultura e Turismo Jassira Castro Ramos. O prefeito Rodrigo Massulo agradeceu a presença de todos, também informou que o espelho da Cruz de Ferro do Caminho e que estava exposto na frente da Igreja Matriz, que fará parte do monumento é uma doação da família do Tilton Martins dos Santos, esposa Janete Novosady e a filha Julcimara Santos. Agradeceu também ao Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio pela doação do banco que foi construído no Km 8,4 ao lado da Cruz de Ferro. Também mencionou a minha pessoa informando que eu já tinha realizado 120 caminhadas no caminho. Após as manifestações na praça, o prefeito Rodrigo Massulo, a secretária Jassira Castro Ramos e os vereadores André Selistre, Sergio Airoldi, Gabriel Diedrich e Jacira Santos, descerraram o pano que cobria o espelho da Cruz de Ferro. Vieram pessoas de muitos municípios do estado e o maior contingente foi de Porto Alegre/RS, através de inscrições feitas na Acasargs, que é uma grande parceira na criação do caminho e foram em torno de 160 associados seus que participaram. Ao retornarem do ponto de partida e chegando defronte a Igreja Matriz, os caminhantes receberam seus certificados e muitos prestigiaram o Domingo Cultural, que excepcionalmente neste domingo foi realizado na Praça Arquipélago dos Açores.”

OBJETIVO E PROPÓSITOS DA ACASARGS
A ACASARGS – Associação dos Amigo do Caminho de Santiago de Compostela, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de reunir pessoas interessadas na preservação e divulgação dos Caminhos até Santiago de Compostela. Nossa missão é oferecer informações, orientações e auxílio aos interessados e futuros peregrinos, buscando promover oportunidades de crescimento pessoal, espiritual, cultural e comunidade.
As fotos são de Jaime Nestor Müller e foram feitas até o km 10 quando ele sofreu queda de pressão e teve que interromper o percurso para ser medicado.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade