MAIS DE 4 MIL PESSOAS PRESTIGIARAM O RETORNO DAS CAVALHADAS

Num espetáculo grandioso em que a Cultura se fez presente do começo ao fim do espetáculo, as Cavalhadas voltaram a empolgar multidões depois de cerca de 14 anos de ausência daquela grandiosa manifestação folclórica que lembra as lutas entre mouros e cristãos na Idade Média.
O Parque do Sindicato Rural em Barro Vermelho viveu momentos inesquecíveis que começaram com o espetáculo infantil das Cavalhadinhas, lembrando a infância com as crianças utilizando cavalos de pau e esbanjando alegria, criatividade, bom gosto e entrosamento.
Por volta de 15h30min começou o espetáculo principal com homens caracterizados de um lado como cristãos, do outro como mouros, não faltando a princesa Floripa, este ano representada por Anita de Mello Cardoso, com dez anos de idade, embaixadores e espias.
Um perfeito serviço de som possibilitou a que todos pudessem entender toda a encenação.

PREFEITO
O prefeito Rodrigo Massulo se emocionou ao falar do sucesso do evento e de sua importância para a cultura local. ”Se meu mandato terminasse hoje, eu poderia encerrar com uma sensação de orgulho e de retomada da autoestima da nossa cidade. Este talvez tenha sido o dia mais importante da cultura e do folclore patrulhense nos últimos 10 anos. O retorno das Cavalhadas é mais do que a simples revitalização de uma tradição. É um renascimento, um momento de renovação e orgulho para nossa comunidade. É o resgate de uma parte essencial de nossa identidade coletiva, que agora volta a brilhar em meio ao cenário cultural de nosso Estado”.

UM MARCO HISTÓRICO
A secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, destacou o momento como um marco na história de nosso município. “Neste domingo, a cultura patrulhense teve uma de suas maiores conquistas, a retomada das Cavalhadas depois de mais de uma década. Tudo graças ao trabalho de muitas mãos: Comissão do Folclore, servidores da SECTE, HC Produções, corredores, familiares e voluntários. Mais uma vez, demonstramos que, com união, podemos fazer muito pela nossa cidade”.

LEMBRANÇAS
Durante o espetáculo, a apresentadora lembrou figuras históricas que caracterizaram épocas passadas, incentivando as Cavalhadas.
Um deles é o famoso Gita (João Gomes dos Santos), José Eduardo Maciel e tantos outros.
Gita sempre foi um apaixonado por esta manifestação folclórica.
Outro que sempre teve participação ativa foi Ênio Sinval Gomes de Souza.
Lembra sua filha Stenia, que foi a princesa Floripa em 2003 que seu pai também tinha como corredores os filhos Ênio Luiz, Sinval e Ângela, que também personificou a Floripa.
O conhecido Tula, já falecido, aprendeu a disputar Cavalhadas com Ênio Sinval.
Seu avô João Pedroso de Souza foi outro grande entusiasta desta demonstração.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Já em 1845, no final da Revolução Farroupilha, essa manifestação começou a ser realizada na Cidade Alta e sempre reunia um grande número de pessoas.
Com o decorrer dos anos ela foi sendo realizada até que em um determinado momento, talvez por falta de incentivo, quase caiu no esquecimento.

PATRIMÔNIO CULTURAL
A retomada dessa tradição é resultado de um trabalho que se iniciou em 2022, com a criação da Comissão Municipal de Folclore. Desde então, em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), foram promovidas ações no sentido de mobilizar a comunidade, incluindo o reconhecimento das Cavalhadas como Patrimônio Cultural do município, e culminando na realização do espetáculo.

TEMPO
A previsão de chuva intensa, felizmente não se confirmou e o que aconteceu, já no final das Cavalhadas, foi uma pequena garoa que não tirou o brilho da festa.
As Cavalhadas foram uma produção da HC Produções, com apoio da Prefeitura, patrocínio de Guimarães Alimentos, De Mello e Arroz Massulo, e financiamento PRÓ Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade