O 6º Festival de Teatro de Gravataí (FETEG) encerrou como um propulsor cultural na cidade. Um movimento artístico, formativo e reflexivo que estendeu-se para além do seu município, potencializando trocas, conexões e aprendizados entre artistas e público. Na noite do último sábado (26/11), após a apresentação do espetáculo “O Arquipélago”, no Teatro do Sesc Gravataí, ocorreu a cerimônia de encerramento do festival, que é uma realização da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), e do Sesc Gravataí com o apoio e a realização do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN/RS) em suas Oficinas Formativas.
“Que sucesso, hein! Foi emocionante ver esse teatro lotado com mais de 700 crianças assistindo, nesta semana, um espetáculo teatral como o do João, a princesa e o tapete voador. Muitas dessas crianças estiveram, certamente, pela primeira vez, num teatro e suas vidas transformaram-se. Eu lembro da primeira vez que fui ao teatro e como isso mudou o meu olhar sobre o mundo. Ano que vem tem mais. E melhor!”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.
O vice-prefeito Dr. Levi Melo complementou afirmando que teatro é vida pulsando, é transfusão de emoção do palco à plateia e vice-versa. “Os conceitos podem mudar, mas no teatro revelamos o que existe de essencial no ser humano.”
Nesta edição, o festival foi dividido em três eixos: Conexões Artísticas, que reuniu os espetáculos, Conexões Formativas, composto pelas oficinas, e Conexões Reflexivas, nas quais estavam integradas as ações da prática da crítica, de mediações e o encontro com gestores e artistas da Região Sul. A organização estima a participação de mais de 1,5 mil pessoas no 6º FETEG, entre presença nas oficinas e plateia presente nos espetáculos.
“A fórmula da arte e da cultura que por onde passa transforma, acontece, porque abre caminhos, cria outras possibilidades, narrativas, olhares. Pensar e investir em cultura é, sem dúvida, investir em uma educação cidadã. É cuidar das nossas crianças e jovens. É minimizar a violência e os problemas de saúde. É, de fato, investir nas pessoas, ponto central da transformação de uma cidade. Sinto que estamos iniciando uma significativa fase na cultura de Gravataí, com diferentes artes e o empenho de tantos que acreditam e a colocam em ação”, disse Izabel Cristina, coordenadora do Festival.
Para Rita Fagundes, gerente do SESC Gravataí, foi uma imensa alegria realizar o 6º Festival de Teatro de Gravataí em parceria com a Prefeitura Municipal. “Esta edição foi muito especial! Pela primeira vez, o festival não foi competitivo, e esse foi um ganho maravilhoso para todos que participaram. Foi uma edição na qual todos ganharam em aprendizado, empatia, crescimento e trocas. Tivemos uma participação incrível da comunidade, das escolas e, principalmente, das crianças. O fato de termos uma curadoria para a seleção dos espetáculos também engrandeceu o festival! Para 2023, queremos fazer um festival tão lindo quanto foi neste ano, mas ainda maior.”
“Uma edição marcada por mudanças. O festival deixou de ser competitivo e passou a trabalhar com três grandes eixos: apresentação de espetáculos, ações formativas e atividades reflexivas. Também buscamos fortalecer as relações dentro da Região Sul com a presença de dois espetáculos: um do Paraná e um de Santa Catarina, além de uma ação reflexiva com diversos agentes culturais dos três estados. Outra característica marcante desta edição foi a descentralização dos espetáculos para praças e bairros periféricos. A curadoria também passou a atuar mediante um conceito disparado, nesta edição apoiado em três pilares: memória, corpo e convívio”, explicou Michele Rolim, jornalista e curadora do FETEG.
O secretário da SMCEL, Leandro Ferreira, afirmou que é motivo de alegria promover o Festival de Teatro de Gravataí, valorizando a cultura e a arte.
“Investir em cultura é investir no futuro e na educação, em economia criativa e sustentável. É trocar experiências, promovendo Gravataí como referência na área.”
“O que fizemos e vivenciamos nestes dias, nessa semana de festival, certamente nos preencheu, nos transbordou e fez com que sentíssemos aquele gostinho gostoso do, sim, é possível! A gente tá no caminho certo e, agora, é daqui pra frente! Que venha nosso 7° FETEG! Gravataí merece”, complementou Izabel Cristina.
O 6° FETEG também teve apoio do Quintal do Clube, Lechiguana Bar, Hotel Gravataí Center, Portal Tchê Clic, Agora Crítica Teatral, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul/RS, Interior em Cena, Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gravataí e Sindilojas Gravataí.