Mais 15 leitos de enfermaria para pacientes com covid-19 são entregues

Com o aumento expressivo nos casos de coronavírus na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Dom João Becker (HDJB), entregou, na manhã de sexta-feira, 5, mais 15 leitos de enfermaria.  Com isso, somados aos leitos de tratamento que estão no Pronto Atendimento Municipal (PAM 24H), o município atinge a marca de 114 leitos exclusivos de covid-19, aumentando a oferta em 240%, nos últimos 15 dias.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, mesmo com todo o esforço que está sendo feito, há 25 pacientes acomodados em poltronas no Hospital de Campanha e 11 recebendo atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da parada 74. Assim, 36 pessoas aguardam leito hospitalar. Além disso, há mais de dez dias a rede de saúde de Gravataí não consegue nenhum leito fora da cidade pelo sistema GERINT (regulação das internações hospitalares que é gerenciado pelo estado do Rio Grande do Sul).
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, esta foi a última medida possível de ser feita para a ampliação do número de leitos hospitalares.

“Esgotamos a capacidade de ampliação de leitos. Este é um grande esforço conjunto da prefeitura e da Santa Casa para darmos atendimento à nossa comunidade, mas, infelizmente, os recursos físicos e humanos são finitos. Por isso, é tão importante que todos façam a sua parte, usando máscara, álcool em gel e realizando o distanciamento social para contermos o contágio”, ressaltou Zaffalon.
O superintendente do HDJB, Dr. Antônio Weston, destacou que, com o avanço dos casos crescendo exponencialmente, foi preciso fazer toda uma reengenharia nas dependências da casa de saúde.

“Otimizamos algumas áreas, transferimos pacientes não covid para outros espaços e fizemos tudo o que esteve ao nosso alcance para ampliar a capacidade de hotelaria. Até poucos dias, falávamos em 32 leitos para covid-19 aqui no Becker. Hoje, são 99 unidades disponíveis (94 SUS e 5 convênios), ou seja, três vezes mais”, disse Weston. No entanto, ele faz um alerta para a manutenção das medidas de proteção e distanciamento social e um apelo à consciência de cada gravataiense.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade