Numa proposição do deputado estadual Luciano Silveira, será instalada dia 22 deste mês no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte.
Com esta finalidade o parlamentar esteve em visita à FOLHA PATRULHENSE, acompanhado do seu chefe de gabinete Ferulio José Tedesco, do vereador Paulinho Neves e do ex-vereador Charlis Santos, atualmente residente em São Paulo, mas que estava visitando familiares. Na oportunidade foi recebido pelo diretor-presidente do Grupo 2M Moacir Menezes fazendo um convite para que o Jornal esteja presente àquele ato.
Já na Apae fez entrega de recurso de custeio de 50 mil destinado pelo deputado federal Alceu Moreira a pedido bancada do MDB.
DESENVOLVIMENTO
Explicou o deputado Luciano que o Litoral tem crescido muito: Santo Antônio está mais industrializado, Capão e Xangri-Lá desponta área de serviços, Mostardas e Palmares no agronegócio, Mampituba, Três Cachoeiras e Maquiné na área do Turismo Rural.
“Mas é necessário discutir com as pessoas envolvidas nessas comunidades o desenvolvimento do Litoral nos próximos 20 a 30 anos de forma sustentável, organizada e planejada para que possamos junto com as forças políticas, universidades, prefeituras, vereadores, associações comerciais, formas de segurança, o que queremos para os próximos decênios”.
POPULAÇÃO
Destaca Luciano que com o Censo, ficou demonstrado que o Litoral cresceu em importância por estamos com cerca de 500 mil habitantes. “Mas precisamos de um crescimento organizado, como se desenvolver, que estrutura terá, como serão os sistemas de segurança e educacional. É uma bandeira que levantamos como presidente da Comissão de Agricultura, mas é importante ressaltar que essa discussão e com nosso bairrismo aproveitarmos de forma ordenada porque temos agora um deputado federal, um estadual, e um vice-governador da região e isto é muito importante”.
AGRICULTURA
Já na Comissão de Agricultura onde é o presidente disse trabalhar muito fortemente discutindo a proteína animal, as dificuldades que o setor tem na produção de carne gaúcha que é vendida pelo país e o mundo, a regionalização da Saúde no Litoral, que possui cinco hospitais de médio porte, para que se possa descentralizar o atendimento em Porto Alegre e trazendo mais especialidades, destacando que a oncologia está muito próxima de acontecer, mas falando na necessidade da traumatologia, cardiologia para que se possa dar mais sustentação aos hospitais da região. Também citou a segurança lembrando que aproveitando o prestígio político, esteve no comando da Brigada e 114 soldados da nova turma, durante noventa dias estarão na região trabalhando no conhecimento e na transição para permanecerem no litoral.