Lucas Marreta: na arte do Muay Thai, o ensino da disciplina

A milenar arte do Muay Thai tem como precípua finalidade a disciplina desde a mais tenra idade.
Afirma a Wikipédia que Muay thai (arte marcial tailandesa) ou boxe tailandês, é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerada desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente. Esta luta tem mais de dois mil anos de existência e na Tailândia crianças já começam a ser ensinadas a partir dos cinco anos de idade.
Em Santo Antônio da Patrulha, um lutador que se diz apaixonado por esta modalidade de luta marcial conta à FOLHA PATRULHENSE que sua predileção pelo Muay Thai começou quando ele fez uma luta no Attack fight de um rapaz que estava assistindo a luta e o chamou de Marreta. “Daí ficou Negão Marreta, conta ele.
Relata o lutador ter começado no Muay Thai em 2015 e por gostar da modalidade e ver os benefícios que ela nos dá como disciplina e condicionamento físico “tive a ideia de passar o que aprendi para as crianças dando a oportunidade para que eles sejam atletas e sintam a magia que o Muay Thai nos dá”.
Salientando que sempre foi apaixonado por luta, disse que começou no boxe e em 2015 foi morar em Parobé. “Passava na frente de uma academia de Muay Thai do Mestre Rodrigo Morais daí comecei e me apaixonei e iniciei a competir me apaixonando cada vez mais pela modalidade e estou até hoje”.
DIFICULDADES
As principais dificuldades encontradas por Lucas para ensinar seus alunos são a falta de equipamentos para as crianças como luva, aparador e dificuldades em questão de transporte até aos eventos, sendo que as lutas sempre são em Gravataí, Canoas, Porto Alegre, Sapucaia, cidade de Portão dentre outras. Ele afirma que também enfrenta dificuldades na questão de pagamento da inscrição do aluno. Quando a criança não tem condições de pagar, chega a tirar do próprio bolso.
As empresas e demais interessados podem ajudar com materiais para as crianças, podendo os próprios doadores comprar os materiais
Para a criança e o adolescente participarem no projeto de 4 a 15 anos só é vontade de aprender e disciplina, respeitar os pais e os professores e não faltar nos treinos sem nem um custo. Já para os adultos ele dispõe do horário comercial onde treinam.
TÍTULOS
Hoje Lucas Marreta tem oito lutas, sendo 6 vitórias e duas derrotas. Em 2016 foi campeão Gaúcho em Caxias do Sul no Armador, campeão no Armador Atack 2021. “Essas são as que me lembro e a mais recente CBC onde fiz uma luta semiprofissional e saí com a vitória”.
Ao finalizar a entrevista, Lucas Marreta afirma: “meu intuito com meu projeto é formar atletas como Andrigo Dureza que hoje já é semiprofissional e que veio do projeto Rafinha Mão de Pedra que já fez sua primeira luta. Alejandro Batman com uma luta, Fran Pitbull com uma luta. Também tenho Mika Lenhador com uma luta, Luís com uma luta, Gabriel com uma luta. No sábado (09/12) haverá Campeonato onde já teremos luta marcada para Fran Pit Bull, Rafinha Mão de Pedra e Alejandro Batman e também no dia 17/12 lutam Fran Pit Bull, Rafinha Mão de Pedra, Alejandro Batman, Duda Cyborg, Robinho e Andrigo Dureza.
Além do lutador acreditar em suas potencialidades vendo a evolução em cada treino, ele preza por disciplina e respeito ao próximo.
Quem quiser conhecer mais o projeto pode entrar no Instagram @equipe Negão Marreta Team e também poderá entrar em contato pelo WhatsApp 99560-1587.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade