Lojistas estão otimistas nas vendas para o Dia das Mães

Este é o segundo ano que o Dia das Mães atravessa uma pandemia e, apesar das dificuldades, diante do atual cenário, a maioria dos empresários estão com boas expectativas de vendas. Mesmo os consumidores mostrando um comportamento mais tímido, espera-se vender mais do que o ano anterior.
Anteriormente, o empreendedor não se sentia preparado para atuar no marketing digital, sendo obrigado a acompanhar as principais mudanças no contexto da pandemia para atender melhor às necessidades do consumidor e, ao mesmo tempo, entender o novo comportamento de um cliente muito mais exigente.
A expectativa para o Dia das Mães é que se tenha um pouco mais de movimento e as vendas mais expressivas.

Lojista está mais preparado com novas estratégias de vendas
A coordenadora do Sindimulher e proprietária da Moda Prime, Cerli Dal Santo, está com boas expectativas, mesmo o cliente se comportando de forma mais lenta. “Neste ano me sinto muito mais preparada para receber o consumidor. Além de aprender novas estratégias nas redes sociais, aumentei o prazo das parcelas em 6 vezes e sem juros.
Também ofereço desconto nas compras à vista, especialmente na semana que antecede ao Dia das Mães”. Já a vice-presidente do Sindilojas e integrante do Sindimulher, Zete Blehm, que também é proprietária da loja DI Eliz by Zete Blehm, acredita que o cliente está mais seguro com a chegada da vacina. “Percebo que as pessoas estão saindo um pouco mais pra rua e com isso temos a chance de melhoras nas vendas. Acredito que terá um aumento nas vendas se tivermos um diferencial”.
Entre as estratégias para o Dia das Mães, Zete preparou promoções e reservou um espaço da loja para um outlet, criou um Brechó Chik e disponibilizou peças com preços bem atrativos e descontos em toda a loja.
Consumidor mais tímido na hora da compra
As compras à vista ou em dinheiro passaram a ser pelo cartão de crédito ou no crediário. A crise do Covid-19 impactou significativamente o comércio, o que gerou alta no desemprego, lojas fechadas e consumidores muito mais cautelosos nas compras.
De acordo com a Maria Helena Bielefeld do Sindimulher e responsável pela empresa no ramo de construção, CoferSinos Material de Construção Ltda, salienta que o Dia das Mães é uma data que sempre favorece o comércio em geral. “Temos mais vendas expressivas pelo oportunismo da data. E no material de construção mudou um pouco o cenário, pois neste dia a procura é maior no ramo da confecção e bazar”.
“Não temos muito o que reclamar, pois nosso segmento não fechou em nenhum momento e, mesmo durante a pandemia, houve procura por materiais para reformas e consertos”. A empresária percebeu a dificuldade das pessoas no investimento devido a pandemia. “Tivemos uma redução de 30% dos consumidores. Sentem medo por causa do vírus”.
O consumidor está com muito receio e tímido no investimento. A empresária destaca que o cliente pesquisa mais pelo menor preço e pelo desconto. “O comportamento do cliente está mais exigente, expressivo, mais investigador”.

Atendimento como diferencial
Para Maria Helena, a loja tem que focar num bom atendimento, ser prestativo para fazer a diferença e ter um diferencial para oferecer. Leninha, como é chamada, disse que investiu muito no whatsapp para atendimento, com divulgação intensa no facebook e está dando muito certo. Trabalha também com telentrega, o que favorece as vendas.

Sindilojas trouxe o suporte que eu precisava
Com as mudanças do formato de vendas, a maioria dos empresários precisaram buscar formas de aprendizado para adaptação ao comportamento do consumidor durante a pandemia.
“As palestras do Sindilojas nos ensinaram e nos incentivaram a buscar por ferramentas que ajudaram nas vendas por meio das redes sociais. Este foi um dos fatores mais importantes que considero para atuar nesta nova fase de negócios e que foram primordiais durante pandemia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade