Empresa se dedica à venda e avaliações de moedas e cédulas antigas ou com erros, além de preparar um curso básico sobre o colecionismo
Priscila Milán
O estudo das moedas e cédulas é mais do que um passatempo para Jonas e Josiane Belé, residentes em Gravataí. A numismática é também a área na qual decidiram investir profissionalmente. O casal inaugurou este mês a Loja Mundo Numismático, em Cachoeirinha. A empresa se dedica à compra e venda, avaliações de moedas e cédulas antigas ou com erros, além da comercialização de álbuns e catálogos.
“Na Região Metropolitana, somos a primeira loja deste segmento aberta ao público”, comenta o empresário, explicando que a proposta é atender não só colecionadores de longa jornada, mas os que estão começando a trabalhar na área e demais interessados pelo tema.
Segundo os administradores do estabelecimento, a criação de um espaço para os negócios era uma demanda dos clientes do e-commerce. “Nossa loja virtual tem quase três mil clientes cadastrados. Muitos colecionadores são senhores e senhoras que precisam de uma atenção especial, diferentemente dos jovens, que já estão acostumados com a tecnologia”, explica Jonas. Atualmente, a empresa conta com uma clientela em todo o Brasil e outros países, como Espanha e Estados Unidos.
O numismata salienta que as moedas que saíram com erros são as que mais despertam o interesse dos iniciantes em coleções. Já os colecionadores mais experientes gostam das raridades, das peças de ouro e prata e estrangeiras. Atualmente, uma das moedas mais caras do acervo é a de R$ 1 real com os dois lados iguais, avaliada em R$ 6 mil reais. A moeda bifacial é de 2008.
Além de comandar a empresa, o casal pretende contribuir para o desenvolvimento do universo numismático na região. “Queremos que a numismática cresça, cada vez mais, e entre nas escolas, que as crianças aprendam História através das moedas”, frisa o proprietário. Para tanto, a expectativa deles é de que surjam parcerias para a criação de projetos que oportunizem esse aprendizado aos estudantes.
Repassar o conhecimento sobre o colecionismo também é uma meta de Jonas, que está preparando um curso para abordagem de assuntos como classificação de moedas, conservação e importância histórica. Ele tem participado de eventos com colecionadores, nos quais sempre é possível aprender e compartilhar ideias. No início do mês, o empresário esteve no 36º Encontro Nacional de Porto Alegre, da Sociedade Gaúcha de Numismática. Nos dias 19 e 20 de agosto, estará no 15º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que ocorre no Colégio Santa Teresinha, em Taquara.
Atendimento
A Loja Mundo Numismático está situada na Avenida Flores da Cunha, 2246, sala 5. Inicialmente, o estabelecimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, porém os horários são diariamente confirmados no Instagram de Jonas Belé. No site www.mundonumismatico.com.br é possível conferir alguns produtos à venda.