Turma da Mônica, Naruto, Harry Potter, Diário de um Zumbi do Minecraft, Coraline e Diário de Uma Princesa Desastrada. Esses foram alguns dos livros citados como favoritos pelos estudantes da turma 44 da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo II. Os alunos, com idades entre nove e dez anos, têm demonstrado cada vez mais interesse no mundo da literatura e, por isso, a professora Andréia Cavalheiro trouxe o projeto Maleta Viajante para os pequenos.
Com objetivo de apresentar livros que as crianças, geralmente, não escolheriam na biblioteca ou mesmo em uma livraria, a maleta possui cinco diferentes livros, além de um caderno para o registro da leitura dos alunos, e ficará três dias com cada aluno. A docente reforça a importância da leitura, após o período de aulas remotas, quando o processo de alfabetização das crianças foi afetado em função do distanciamento social. “A formação do leitor literário é um dos pilares da aprendizagem, pois auxilia no processo de alfabetização e apresenta às crianças a cultura em diversos aspectos”, salientou.
Para a pequena Isabelle Konig, de nove anos, o projeto será desafiador. A aluna não tem na leitura sua atividade favorita, mas está empolgada para que chegue sua vez de levar a maleta para casa. “Acho um projeto muito legal. Talvez me ajude a gostar mais de ler”, falou. Já Miguel Castro, de dez anos, é leitor assíduo de mangás.
Semanalmente, ele e os pais separam um tempo para a leitura do pequeno, que ainda tem dificuldade de realizar a atividade sozinho. Para ele, a maleta será desafiante, pois está acostumado a ler, apenas, histórias com muitas gravuras, como mangás e história em quadrinhos.