Search
Close this search box.

Lideranças locais se manifestam sobre a morte do Papa Francisco

O falecimento do primeiro Papa argentino a governar a Igreja Católica, causou grande consternação em todo o mundo.
Em Santo Antônio da Patrulha procuramos ouvir algumas lideranças, inclusive religiosas, a respeito.

Prefeito Rodrigo Massulo:
“O Papa Francisco foi uma das mais importantes lideranças espirituais do nosso tempo. Seu legado transcende as fronteiras da fé católica e sua postura firme, porém acolhedora, sempre guiada pela empatia, pela simplicidade e pelo diálogo, com certeza ficará como seu mais importante legado. O Papa escolheu seu nome inspirado em São Francisco de Assis, o santo que pregava a humildade, o amor aos pobres e o cuidado com todas as criaturas. É especialmente simbólico que seu falecimento ocorra justamente em abril, mês dedicado à luta contra a crueldade animal. Em um mundo marcado por discursos extremos e polarizações que nos afastam uns dos outros, ele nos lembrava diariamente da importância de olhar para o outro com compaixão. Que sua memória continue a nos inspirar a construir pontes, não muros, e a promover o bem comum acima de qualquer diferença.”

Vereador André Selistre (Presidente da Câmara de Vereadores):
“Esta notícia da morte do Papa, num período da Morte e Ressurreição de Cristo, falando como católico, nos causa muita emoção. Um Papa que desde 2013 quando foi eleito, pregou a humanização e a preocupação com a natureza e também com as pessoas mais necessitadas, haja vista que ele visitou 40 países nestes 12 anos de Pontificado sendo o representante maior na Igreja Católica. Fica o legado de uma pessoa que se preocupou com o mundo, trazendo novamente para a Igreja a empatia, sempre se preocupando com o próximo, para que haja menos materialismo. O Papa Francisco, nosso hermano argentino e latino americano deixa um exemplo de humildade e dedicação para com o mundo.”

Padre Jackson William dos Santos, pároco da igreja São Cristóvão de Caraá:
“O Papa Francisco deixa a imagem do homem de Deus e ao mesmo tempo do homem do povo. Dissemos na homilia desta noite que as três marcas do legado do Papa são a humildade, a misericórdia e a alegria. Certamente a Igreja tem muito a aprender de Francisco, com as mensagens, com seu exemplo e também esperamos que ele vá interceder por todos nós junto de Deus. Uma frase do Papa Francisco que se tornou célebre e que disse aos padres, é de que o Pastor deve ter o cheiro das suas ovelhas, significando que é a proximidade de ser, de conversar e de ser muito afável com todos.”

Padre Luciano Motti, pároco da paróquia Santo Antônio:
“Estive em uma celebração com o Papa em 12 de outubro de 2019, e lembro muito bem: Era um dia muito bonito da beatificação da Irmã Dulce. Uma multidão de 8 a 10 mil padres e de 70 a 80 mil pessoas e a impressão que ele causava era de liderança. Hoje sinto a sua partida, justamente por ser um grande papa na medida para a época em que vivemos, porque ele era inteligente, cheio de espiritualidade, cultura, aberto, pronto para o diálogo, humilde, simples, sem arrogância e na medida que a Igreja precisava para este tempo. Quisesse Deus que ele ficasse mais três ou quatro anos, porque algumas reformas que ele fez, precisariam de mais tempo para se firmarem. Mas vamos sentir por muitos anos o seu legado, a repercussão dos ensinamentos que ele deixou, de como a Igreja deve se apresentar nos dias de hoje.”

Padre Gibrail Walendorff, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas de Alto Caraá:
“Acredito que no seu Ministério Apostólico ele deixa duas marcas: uma a acolhida aos pobres Desde o seu Ministério Episcopal ele já vivia na periferia de Buenos Aires como cardeal a sua missão no contato com o povo e isso ele também continuou como Papa. Na própria explicação do porquê do nome Francisco, ele o escolheu para ficar mais próximo das pessoas simples e pobres. Ele tinha diante dessa realidade um olhar compassivo e misericordioso para com essas pessoas. Acredito que será um grande desafio para o futuro Papa: continuar o seu legado, mesmo que acreditemos que cada um tem seu estilo diferente, pois Francisco aproximou-se da multidão que conseguiu ver nele uma pessoa acolhedora.

Padre Hilário Sozo, pároco da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem:
“O Papa Francisco no seu pontificado à frente da nossa Igreja Católica, foi figura que marcou e que marcará para sempre. Foi um Papa diferenciado dos demais: humilde, do povo procurando estar junto e com ele caminhar, nunca procurando ser destaque, sempre colocando o povo como protagonista, se revestindo sempre da humildade, que mesmo antes de assumir o Papado, quando cardeal em Buenos Aires procurava viver e estar junto com o povo da rua e alimentá-lo, um cardeal que andava de metrô, de ônibus, que rezava as missas normais como qualquer outro sacerdote, sendo um Papa que deixou muitas marcas na Igreja e que teve muita força e coragem para realizar mudanças dentro da própria Cúria romana. E agora estamos torcendo para que o próximo Pontífice tenha uma linha semelhante à dele, porque assim vamos perceber as mudanças da Igreja.”

Pastor André (Igreja Luterana do Brasil):
“Em nome da Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Santo Antônio da Patrulha, manifestamos nosso respeito e solidariedade pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Sua partida, ocorrida tão próxima da celebração da Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, torna-se ainda mais simbólica. Neste tempo em que cristãos do mundo todo proclamam a vitória da vida sobre a morte, despede-se um líder que, com coragem e humildade, marcou sua geração com palavras de misericórdia, gestos de compaixão e um incansável chamado à paz os quais ultrapassaram as barreiras denominacionais.
Mesmo caminhando sob diferentes confissões, reconhecemos na figura do Papa Francisco um homem que dedicou sua vida à Igreja e aos que sofrem.
Neste momento de luto, deixamos como consolo as palavras do Ressuscitado, ditas aos seus discípulos e que ecoam também hoje: “Paz seja convosco.” (João 20.19)”.

Pastora Andressa (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil:
“Enquanto instituição irmã, a Igreja Luterana é grata ao legado anunciado pelo Papa Francisco em relação ao respeito à dignidade humana e ao diálogo entre pessoas dos mais diversos âmbitos, gerando vínculos de respeito, paz e fraternidade, testemunhando a Jesus Cristo na Igreja e na sociedade, visto que estes são valores constitucionais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e da Igreja cristã, de um modo geral. Que este testemunho vivido por Cristo e anunciado pelo Papa Francisco, continue ressoando na sociedade por muito tempo, gerando bons frutos.
Pastora Andressa Ávila Cleveston, IECLB, Paróquia da Trindade/Santo Antônio da Patrulha-RS.”

Reverenda Ana Lúcia Cruz da Cruz (Igreja Anglicana, citando a mensagem do Bispo Diocesano Humberto Maiztegui):
“A partida do Papa Francisco é recebida por nós, companheiros e companheiras do diálogo e da ação ecumênica, com dor por querer que ele ficasse mais tempo promovendo a aproximação desta igreja, tão importante no contexto Latino-Americano, com outras, no compromisso com as pessoas pobres por terra, teto e trabalho, com migrantes e refugiadas, com o meio ambiente destruído e ameaçado, com as mulheres que – embora ainda não acessando o ministério ordenado – passaram a ocupar lugares importantes na estrutura desta igreja, com as pessoas em situação de rua, com a democracia e os direitos humanos, e na retomada da sinodalidade recebida da igreja indivisa.”

Missionária Cristiane Niemayer (Igreja Batista): “O Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano, que trouxe ao mundo uma significativa voz em defesa dos pobres e da paz entre as nações. Suas preocupações sociais e humanitárias transcenderam as fronteiras religiosas, inspirando muitos a agir em prol de um mundo mais justo e compassivo. Sua liderança, marcada pela simplicidade e empatia, ressoou em corações de diversas crenças, demonstrando que a fé pode ser um instrumento de transformação social. Neste momento de luto, expresso minha solidariedade e condolências a todos os católicos, que perderam um líder que deixou um legado de esperança e amor ao próximo.”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade