Lançamento da 35ª Moenda da Canção ocorre hoje (4), na Casa de Cultura Mário Quintana

A Moenda da Canção, um dos maiores festivais de música do Rio Grande do Sul, terá seu lançamento hoje, 4 de agosto, no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, a partir das 19h30min.
Na ocasião também ocorre a divulgação da programação da 35ª edição, que acontece em Santo Antônio da Patrulha de 12 a 14 de agosto, incluindo a 11ª Moenda Instrumental e 1º Moendinha, voltada para os jovens talentos dos 8 aos 17 anos, uma das grandes novidades do evento, além de coquetel e pocket show com artistas convidados.
O lançamento é uma parceria da Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa e do Instituto Estadual de Música.
De acordo com Nilton Júnior da Silveira, presidente da Associação, o festival apresenta novidades para esta edição que volta a ter como local o Ginásio Municipal Caetano Tedesco (R. Bolívia, s/nº), com entrada gratuita nas arquibancadas e cadeiras, após a não realização em 2021 em função da pandemia da COVID-19 e em 2020 ocorrer em formato híbrido, sem presença de público, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook. “A principal inovação é a Moendinha que chega em sua 1ª edição para dar um novo ar a estes 35 anos de Moenda da Canção. Poder proporcionar e incentivar o surgimento de novos artistas, e de uma nova geração de apreciadores de festivais, é de suma importância para a cultura musical de nossa região e de nosso estado. As crianças são o futuro e a Moenda celebra esse fato com a Moendinha. A digitalização de toda a discografia do festival nas plataformas digitais é outra novidade”, conta ele.
A 35ª Moenda da Canção, a 11ª Moenda Instrumental e a 1ª Moendinha são uma realização da Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa, produzidas pela JBA Produções Culturais e R.Morais Produtora, com apoio da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e financiamento do Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Sobre a Moenda da Canção

Em agosto de 1987, nasceu oficialmente a Moenda da Canção Nativa (Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa), transformando-se em uma novidade dentro do cenário dos festivais. Afinal, aos poucos, foi se observando que o Litoral Norte tinha algo diferente na musicalidade do Rio Grande do Sul. A descoberta de novos sons e melodias garimpadas e pesquisadas pelos músicos fez ressurgir no palco a música e o folclore regional, resgatando elementos das tradições Afro e Açoriana.
A partir da 9ª edição, já sem o rótulo de Nativa, a Moenda da Canção dá um importante passo na cena musical brasileira e sul-americana: abre-se para todos os ritmos e melodias e torna-se, assim, um festival com espaço para a liberdade de expressão e para o ecletismo, sem preconceitos e pioneiro para o experimentalismo.
Além de ser um festival ininterrupto desde 1987, foi pioneira no estado ao criar a Moenda Instrumental, dando também oportunidade para os músicos instrumentistas apresentarem suas composições.
Atualmente, a Moenda é um dos maiores festivais de música do Rio Grande do Sul, e resultado da atitude de um grupo de pessoas e de um povo que sabe reconhecer e aceitar com espírito de renovação tudo que vem de fora, que vem de longe em busca do novo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade