O tradicional balneário da Lagoa dos Barros está praticamente preparado para receber os veranistas.
Uma das medidas mais importantes é o calçamento da Estrada Júlio Brunelli a partir do viaduto da freeway.
Um trecho bastante longo teve calçamento e que já está próximo às máquinas de bombeamento da água para as lavouras.
Porém é importante que sejam colocados redutores de velocidade porque tem sido constatado que há motoristas que excedem o limite de velocidade permitido, podendo provocar acidentes em um local onde a principal atividade é o descanso.
No sábado passado já se observou a presença de pessoas que foram curtir um dia de descanso.
Como foram constatados alguns pequenos peixes mortos à margem da lagoa, o Departamento de Meio Ambiente esteve no local para tentar descobrir a causa.
A partir de agora a movimentação deverá ser intensa junto ao tradicional balneário de Santo Antônio da Patrulha que tem sido muito procurado em virtude da proximidade da residência dos veranistas e por ser mais econômico do que o deslocamento para a orla marítima. Além disso, muito mais segurança para adultos e crianças.
De outra parte a presença de bombeiros na beira da lagoa, será vista mais uma vez durante todo o veraneio para a tranquilidade dos que forem descansar naquele aprazível local.
Além disso, os dois bares ali existentes, são ótimos pontos de encontro para que os veranistas desfrutem de ótimos momentos de lazer.
A Prefeitura Municipal, as Secretarias de Obras, Trânsito e Segurança, Agricultura e Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Esportes e Planejamento e Desenvolvimento Econômico, prepararam durante o ano o balneário para que os visitantes sintam-se à vontade em seu merecido descanso.
AGRICULTURA E PLANEJAMENTO SE POSICIONAM
O secretário municipal da Agricultura e do Meio Ambiente afirma que a Estação de Tratamento de Esgoto de Osório segue sem funcionamento.
“A Lagoa tem sido alvo de muitos cuidados por parte do Departamento do Meio Ambiente, inclusive, muitas melhorias já foram feitas, tais como a colocação de placas de orientação sobre condutas ambientalmente corretas, limpeza e a instalação de containers para coleta de resíduos”, explica Cassius Peixoto.
Mas fica surpreso com a constatação de mau cheiro e da existência de pequenos peixes mortos: “Recebo com estranheza a notícia de mau cheiro e peixes mortos, acredito que se trate de uma situação pontual, mas vamos até o local verificar. É muito importante que essas informações cheguem até nós, ver que a comunidade também está preocupada na preservação daquele santuário ecológico é fundamental”, conclui o Secretário Cassius Peixoto.
PLANEJAMENTO FALA
SOBRE CALÇAMENTO
A secretária municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico afirma em relação à pavimentação que está sendo feita na Estrada Júlio Brunelli que ainda existe uma parte da obra a ser realizada, faltando calçar o restante do trecho, finalizar calçadas, acessibilidade e sinalização. “Nossa expectativa de conclusão da obra seria janeiro, mas dependemos, entre outros aspectos, que o tempo ajude, as chuvas podem contribuir para que aconteçam atrasos nesse tipo de obra”, conclui Katiane Costa.