Natural do município de Estrela, mas residindo há 14 anos, Kêmelin Seewald, hoje com 21 anos, atua como fotógrafa há seis anos e atualmente cursa Administração na FURG, no campus de Santo Antônio da Patrulha. “Foi em Santo Antônio que construí minha história, desde que me mudei com meus pais para juntos dar a abertura na loja STARMAK, que hoje está localizada no centro da cidade”, relata a jovem soberana, acrescentando: “Foi aqui que cresci, estudei e fui acolhida com muito carinho pela comunidade. Santo Antônio da Patrulha é, para mim, mais do que um lar: é o lugar onde vivi grandes momentos e onde encontrei oportunidades que me ajudaram a trilhar meu caminho.”
Kêmelin revela que a fotografia entrou na sua vida como uma paixão e, ao longo dos anos, se transformou em profissão. “É através das lentes que me realizo, registrando momentos especiais e contando histórias únicas de cada cliente. Pretendo seguir nessa profissão, pois é nela que me encontrei, unindo sensibilidade, criatividade e o prazer de eternizar memórias.”
SOBERANA
Para a jovem, ser soberana é ter o privilégio de representar a força e a essência da mulher patrulhense. “É carregar com orgulho a missão de levar nossas tradições, nossa cultura e mostrar ao mundo o carinho e a hospitalidade do povo de Santo Antônio da Patrulha. Ser soberana é ser porta-voz da Fenacan, a festa da cachaça, da rapadura, do sonho açoriano e do arroz, uma celebração que valoriza nossas raízes e mantém viva a história de um povo que tem orgulho de sua terra.”
E explica: “Mais do que participar de um evento, ser soberana é ter a oportunidade de despertar em outras pessoas o desejo de conhecer Santo Antônio da Patrulha, um município repleto de história, sabores e belezas naturais. É convidar a todos para se encantar com nossas tradições açorianas, que estão presentes em cada canto da cidade, e para se deliciar com a riqueza da nossa gastronomia. Representar minha cidade é, para mim, uma forma de retribuir todo o acolhimento e carinho que recebi ao longo dos anos. É um orgulho imenso poder mostrar às pessoas a grandiosidade da nossa cultura e reforçar a importância de preservar nossas origens.”
A FENACAN DESTE ANO
Para Kêmelin, as expectativas para esta edição da Fenacan são imensas e carregadas de muita animação. “A festa promete ser grandiosa, com uma programação repleta de atrações para todos os públicos, reforçando aquilo que sempre dizemos: a Fenacan é uma festa feita para toda a família. E o melhor de tudo, com entrada gratuita em todos os dias de evento, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar a nossa cultura e tradição.”
Para a jovem soberana, a expectativa é ainda mais especial, pois terá a alegria de viver essa experiência ao lado da sua companheira de trajetória, Hérika. “Assim como eu, ela sempre teve o sonho de representar nossa grande festa, e poder compartilhar esse momento com alguém que tem o mesmo amor e dedicação por Santo Antônio da Patrulha torna tudo ainda mais significativo. Juntas, queremos levar adiante o orgulho de ser patrulhense e mostrar ao público toda a beleza da Fenacan.”
REPERCUSSÃO
Foi muito especial vivenciar o momento da divulgação da Fenacan, como afirma Kêmelin. “Durante as visitas, encontramos muitas pessoas que já conheciam a festa e que a frequentam todos os anos, sempre com aquele carinho e expectativa por mais uma edição. Também conhecemos pessoas que estavam decididas a participar pela primeira vez, animadas com tudo o que ouviram sobre o evento.”
SAUDADE
Conta a soberana que um dos momentos mais marcantes foi encontrar patrulhenses que, mesmo morando em outras cidades, carregam Santo Antônio no coração e sempre fazem questão de compartilhar suas lembranças e experiências. “É emocionante ouvir essas histórias e perceber como a nossa cultura toca as pessoas, mesmo à distância.”
Acrescenta nossa entrevistada que também tiveram a oportunidade de conversar com aqueles que ainda não conheciam muito sobre a cidade ou a Fenacan, mas que ficaram encantados em saber mais sobre nossas tradições, nossa gastronomia e a riqueza da nossa história. “Foi muito gratificante ver o brilho nos olhos dessas pessoas ao descobrir um pouco mais sobre Santo Antônio da Patrulha.”
POTENCIAL
Para Kêmelin Seewald, Santo Antônio da Patrulha é uma cidade com grande potencial turístico, e a Fenacan tem um papel fundamental em fortalecer ainda mais esse cenário. A festa atrai visitantes de várias regiões, pessoas que muitas vezes conhecem a cidade pela primeira vez através do evento, e acabam se encantando com a nossa cultura, hospitalidade e tradições.
“Por trabalhar no comércio local, vejo de perto o quanto a Fenacan é importante para movimentar a economia da cidade. Durante os dias de festa, o fluxo de pessoas aumenta significativamente, beneficiando não só as lojas, mas também hotéis, pousadas, restaurantes e diversos outros setores. A festa cria uma corrente de oportunidades, gerando visibilidade para Santo Antônio e impulsionando o desenvolvimento do nosso comércio e turismo.”
GRATIDÃO
Ao finalizar a entrevista deseja expressar sua imensa gratidão por fazer parte deste momento tão especial como soberana da Fenacan. “É uma honra representar nossa cidade e nossa cultura em um evento que é tão significativo para todos nós patrulhenses. Tenho certeza de que esta edição será inesquecível, com uma programação preparada com muito carinho para receber toda a comunidade e visitantes.”
CONVITE
Por fim, convida a todos para o evento: “Venham prestigiar a 38ª Fenacan, que acontece de 6 a 17 de agosto, no Parque Caetano Tedesco. Teremos uma grande variedade de atrações para toda a família, incluindo dois shows nacionais muito aguardados Yasmin Santos e Nívea Soares. E o melhor de tudo: a entrada é 100% gratuita em todos os dias de festa. Será um grande evento, repleto de cultura, tradição e momentos inesquecíveis. Esperamos por vocês lá!
- Sto Antônio, Sto Antônio – Geral