O Juiz da 1ª Vara da Comarca de Santo Antônio da Patrulha, procurado pela reportagem da FOLHA PATRULHENSE, manifestou-se a respeito da elevação da Comarca para entrância intermediária. Segundo o Dr. Felipe Palopoli, é importante destacar que o projeto de elevação agora será enviado para a Assembleia Legislativa, sendo aguardada a aprovação do projeto de lei. “Elevada a entrância, a expectativa é uma melhora nos serviços, porém, não de forma imediata ou automática. Isso porque será necessário criar a estrutura necessária para implementação de melhorias, como, por exemplo, a criação de varas e cargos na comarca, o que depende de orçamento e novos servidores. É sabido que isso leva tempo. De todo modo, ainda que a melhora não seja imediata, ela virá e certamente incrementará muito a prestação jurisdicional, trazendo mais agilidade ao trâmite dos processos”, explica o Juiz de Direito.
Destaca o Magistrado: “Ainda não há informação oficial, mas é esperada a criação de varas na comarca, com possível especialização de matérias, o que certamente implica em maior agilidade na tomada de decisões. A conquista é uma ótima notícia à população de Santo Antônio Da Patrulha, que recebe o justo reconhecimento como sendo uma comarca de grande relevância no Estado e passará, no futuro próximo, a ter um judiciário mais adequado às suas necessidades”.
NOVA JUÍZA
Quanto à chegada de sua colega, que passou a titularizar a 2ª Vara disse Palopoli: “Certamente haverá maior agilidade no trâmite processual. Não obstante todo esforço que empreendi na condição de substituto da vara por mais de um ano, é impossível vencer sozinho o trabalho de duas varas. A nova juíza certamente dará andamento às pendências existentes na unidade, sobretudo audiências que aguardam realização e processos conclusos para sentença. Acredito que em pouco tempo os advogados já sentirão os efeitos positivos da atuação da Magistrada”, concluiu o Dr. Felipe Palopoli, titular da 1ª Vara e diretor do Foro da Comarca de Santo Antônio da Patrulha.