O município de Santo Antônio tem, conforme dados preliminares anunciados pelo Consultor da ONU Ernesto Saraiva, 42.506 habitantes. Nesta etapa, são informados somente os dados apurados por indivíduos e domicílios recenseados. No último Censo, de 2010, 39.685 pessoas haviam sido recenseadas. No levantamento deste ano, o número de recenseados apontou um aumento de 2.821 habitantes.
Os dados foram apresentados na terceira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 na Câmara de Vereadores no último dia 11 deste mês.
NÚMERO PODE AUMENTAR
Este número ainda pode aumentar, chegando, quem sabe, a 43 mil moradores, quando forem inseridas as informações de pessoas que se negaram a responder a pesquisa ou que não foram encontradas. Anualmente, os dados do Censo são atualizados por projeção, pelo próprio IBGE.
“Enquanto a Coordenação Operacional do Censo no Rio Grande do Sul nos manter ativos, vamos continuar recenseando e buscando reverter alguns moradores que se recusaram a prestar informações do Censo. É importante lembrar a estas pessoas, que há uma legislação federal vigente sobre a obrigatoriedade de prestar informações que poderá acarretar à esta pessoa multa de dez salários mínimos”, alerta Ernesto Saraiva.
“Estou com a consciência absolutamente tranquila de que cumpri com meu dever”, comemorou Saraiva, que atualmente é Consultor da Organização das Nações Unidas.
“O território brasileiro possui 8,5 milhões de quilômetros quadrados, tendo sido dividido em 450 mil setores, sendo que, em cada um deles, esteve presente um recenseador trabalhando”, explicou para acrescentar que o território de Santo Antônio da Patrulha foi dividido em 122 setores.
NÚMERO DE VISITAS
Até o momento em Santo Antônio da Patrulha foram visitados 22.392 domicílios residenciais, correspondendo à ocupados, vagos, uso ocasional, morador ausente, coletivo e improvisado, que são aqueles, como por exemplo, borracharias e oficinas onde pode haver apenas uma cama. Em Santo Antônio foram constatados seis improvisados.
RECENSEADORES
Quanto ao número de recenseadores, a previsão era de que se chegasse a 42, porém este número nunca chegou próximo devido à própria mão de obra e ao fato de que muitos desistiram por não preencherem o perfil do trabalhado realizado.
16.777 entrevistas presenciais foram realizadas ao longo do período de realização do censo.
Dos dados preliminares apurados até agora, o município tem 550 mais mulheres do que homens.
TENDÊNCIA MUNDIAL
Outro dado interessante apontado por Ernesto Saraiva é de que se constatou que existem em Santo Antônio 2,5 moradores por domicílio o que, na sua avaliação, não surpreende porque é uma tendência mundial a redução da composição das famílias.
Já o Rio Grande do Sul, em termos de Brasil, é o Estado com menor percentual de pessoas por família.
USO OCASIONAL
Também chamou a atenção do Consultor da ONU outro fato: o de residências de uso ocasional, como por exemplo, chácaras e casas para férias, mas cujo proprietário tem a sua residência oficial em outro município. “O levantamento apontou 2.370 domicílios ocasionais, sendo que foi feita uma pesquisa ampla em todos os setores por amostragem para confirmar os domicílios de uso ocasional”, como explicou Saraiva.
Em todos os setores trabalhados, foi feita a supervisão sendo conferidos, percurso, entrevistas realizadas, domicílios vagos e uso ocasional dentre outros.
AGRADECIMENTOS
Por fim, o Consultor da ONU agradece especialmente ao prefeito Rodrigo Massulo e, em agradecendo à ele, torna extensivo o agradecimento a todos os secretários da Administração Municipal que colaboraram para a realização do Censo. Agradecimentos também à toda a equipe que trabalhou na Coordenação em Santo Antônio e aos recenseadores pela extrema dedicação e cuidado em toda a operação censitária.
PREFEITO
O prefeito Rodrigo Massulo parabenizou a equipe de recenseadores e supervisores de Santo Antônio da Patrulha pelo belíssimo trabalho, pelo esforço da equipe no levantamento dos dados e na busca insistente para que cada patrulhense fosse contado.