Na véspera do Dia do Padroeiro foi inaugurado junto ao Oratório Santo Antônio mais um ponto turístico para a cidade. É uma homenagem a Santo Antônio que deu o nome à esta terra, como afirma o prefeito municipal.
O belo trabalho com características portuguesas e açorianas, surgiu das mãos da azulejista e ceramista patrulhense Maria da Graça Ourique.
“A parede traseira do Oratório de Santo Antônio agora é nosso novo ponto turístico, num investimento feito em parceria da Prefeitura com a Câmara, através do ex-presidente André Selistre. A ideia é fruto do convênio da Administração Municipal com a FURG, que desenvolveu nosso Plano de Turismo”, afirma Rodrigo Massulo.
Para o professor Antônio Valente, entusiasta das belezas do município e que foi um dos grandes interessados na elaboração do Plano Turístico de Santo Antônio, a obra de Maria da Graça remete à questão açoriana, tendo como ponto de referência o oratório.
“É a primeira de várias outras ações que farão com que o turista, quando visitar Santo Antônio, permaneça mais tempo no município, investindo no comércio local”, afirma Valente.
A OBRA
A autora do belo painel afirma que, quando recebeu a incumbência do prefeito municipal e do secretário da Cultura, Turismo e Esportes Canário, sentiu um misto de emoção e apreensão, porque estava recebendo um pedido que, para ela, eternizará seu nome como profissional desta atividade.
Maria da Graça afirma que a obra foi feita em cerâmica, tendo que comprar estas peças em museu de azulejos pela escassez deste tipo de material. É a obra de maior porte feita por ela até agora, tendo o painel 1m20cm com uma largura de 3 metros. Ela começou a obra dia 20 de janeiro, finalizando-a no começo de abril, trabalhando sempre à tarde e noite, porque dedica as manhãs às atividades do lar.
Para executar a obra, ela utilizou pincel. “Sempre que ia trabalhar no painel, me ajoelhava no meu atelier, rezava um Pai Nosso e uma Ave-Maria, pedindo que Santo Antônio guiasse minhas mãos e o pincel, porque a parte mais difícil, foram as feições, tanto de Santo Antônio e do Menino Jesus, pés e mãos.” Mas ela acertou em cheio: é só ver o painel para conferir. Fica na Cidade Alta, na Rua Cel. José Maciel na escadaria que conduz ao cemitério.
Mas resumindo, Graça se sente plenamente realizada que foi toda feita à mão.