A rua com a denominação já existia, porém não havia placa indicativa de que ali era a Rua Tio Brito.
Pois a administração municipal resolveu oficializar: a Rua Tio Brito localizada no Bairro Madre Tereza agora tem placa indicativa.
E a inauguração aconteceu de forma festiva na tarde quente de 18 deste mês, com a presença do prefeito Rodrigo Massulo, do vice Marcelo Gaúcho, do ex-prefeito e ex-vereador José Francisco Ferreira da Luz, do secretário da Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Airoldi (Canário) da diretora de Cultura Carmen Alminhana e de uma participação muito especial: ao lado da mãe e primos estava a Jornalista Fernanda Carvalho, parente do homenageado.
A presença de Zezo no ato inaugural teve um significado especial: foi ele, enquanto vereador no começo da década de noventa, o autor do projeto transformado em Lei, denominando aquela rua de Tio Brito.
Ele justificou seu gesto afirmando que foi seu único projeto de denominação de rua e justificou afirmando que geralmente os vereadores procuram lembrar alguma figura que teve destacada atuação na comunidade.
Por isso, Zezo decidiu homenagear a figura humilde de Tio Brito que só fez o bem na sua peregrinação diária pelas ruas da cidade, um saco ao ombro contendo somente as ervas que colhia na natureza para servirem de chás e que, segundo ele, podia curar várias doenças.
E era um oferecimento gratuito geralmente retribuído com doações por quem o via diariamente na sua caminhada.
O prefeito, o secretário, a diretora de Cultura e a representante do Patrimônio Histórico e Cultural Rosa Gil Gomes e Zezo, fizeram referências ao papel simples mas importante que Tio Brito desempenhou na comunidade.
Fernanda usou da palavra agradecendo o gesto dos autores da homenagem lembrando a figura história de Tio Brito.
Com raízes em Santo Antônio da Patrulha, a integrante do grupo de repórteres e também de apresentadores da RBS TV sentiu-se em casa ao receber o carinho de familiares, das lideranças e demais pessoas da comunidade que assistiram ao ato simbólico.