Com direito a um bolo com velinha apagada pelo diretor administrativo do HSAP Jeremias Silva e pelo secretário da Saúde Toninho Selistre, assim foi a comemoração nesta segunda-feira (01/09), dos três anos da gestão exercida pela Associação Hospitalar Vila Nova no hospital de Santo Antônio da Patrulha.
O evento teve as presenças do presidente do Vila Nova, Dr. Dirceu Beltrame Dal’Molin, secretário municipal da Saúde, Toninho Selistre, presidente da Câmara, vereador André Selistre, coordenador regional da Saúde, Robson Brehm, e de outras lideranças.
Após fala de Jeremias, citando números alcançados pelo HSAP nestes três anos e já publicados pela Folha Patrulhense, foi exibido um vídeo com depoimentos de colaboradores do HSAP, em que destacam o crescimento nos três anos de gestão.
Usaram da palavra após a exibição dos depoimentos, o dr. Dal Molin, o presidente da Câmara, o coordenador regional da Saúde e o secretário Antônio Selistre, que representou o prefeito Rodrigo Massulo, impossibilitado de comparecer, devido à outro compromisso no mesmo horário.
ENTREVISTAS
O secretário municipal da Saúde lembrou como tudo aconteceu há três anos, depois que a Santa Casa, como afirmou, disse não ter mais interesse em continuar administrando o HSAP. Toninho Selistre destacou a empatia que sentiu de Dirceu Dal’Molin, desde que manteve a primeira conversa, quando sentiu o interesse do médico em assumir a gestão do hospital patrulhense. Ao mesmo tempo, Selistre elogiou o empenho da secretária de Estado da Saúde Arita Bergmann que se prontificou, desde o começo, a trabalhar no sentido de que a situação fosse normalizada e que o Vila Nova assumisse a gestão, o que efetivamente aconteceu. Brincando, o secretário disse que, como num matrimônio, pediu o Vila Nova em casamento, sendo aceito e após, escolheu como madrinha a secretária da Saúde e como presente de casamento, a destinação de um novo mamógrafo.
De lá para cá, a situação começou a melhorar gradativamente e hoje, com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado, prefeitura e Câmara de Vereadores, além de emendas de parlamentares, só tem elogios, manifestando a convicção de que muito mais benefícios virão em breve.
NÚMEROS IMPRESSIONAM DAL’MOLIN
Dirceu Dal’Molin, por sua vez, disse ter ficado impressionado com os números de atendimentos do HSAP neste período relatados nos depoimentos dos colaboradores, “primeiro pelo que já foi atendido. Ao mesmo tempo, vimos o que sempre preguei na instituição: valorizar os colaboradores, dando-lhes a oportunidade de crescer como pessoas. É nossa missão em relação aos que conosco trabalham: cuidar de quem cuida.” Na sua avaliação, se os funcionários forem bem valorizados, irão atender bem à população.
Na sua opinião, “hoje, a emergência do HSAP é a mais completa do Litoral. Estamos crescendo e vamos crescer mais. Teremos uma UTI em breve e outras coisas que a entidade necessita.”
Jeremias Silva afirma ser uma honra fechar três anos e ao mesmo tempo, uma responsabilidade muito grande “porque tudo isso representa um desafio: os números representam a capacidade de enfrentamento para podermos conquistar mais coisas, como dobrar o número de atendimentos. Que a gente consiga dobrar o número de atendimentos, que até agora são cerca de 150 mil.”
REFORMA DO AMBULATÓRIO
A reforma do ambulatório é outro passo importante. “Temos uma solicitação junto ao governo do Estado de um milhão, 250 mil reais, para reformar toda a parte do ambulatório, para conseguirmos dobrar o número de pessoas no ambulatório. Será um aumento de 250 metros quadrados de obras físicas e só depende do convênio neste sentido”, salienta Jeremias.
O coordenador regional da Saúde Robson Brehm parabenizou a administração do Hospital de Santo Antônio da Patrulha, salientando ser uma referência no Litoral Norte.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Geral