Hospital alerta para a gravidade da situação

O Hospital Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia, tendo em vista o agravamento da situação relacionada com os casos de Covid, distribuiu há pouco o seguinte Comunicado:

“HSAP está chegando ao limite da sua capacidade assistencial.

O Hospital Santo Antônio da Patrulha, sob gestão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, diante da crítica situação atual do combate à pandemia no Rio Grande do Sul, vem dar conhecimento à população patrulhense que está no limiar da sua capacidade máxima de assistência aos pacientes infectados por coronavírus, internados em suas instalações.

Os 33 leitos de internação clínica destinados para os pacientes COVID estão com a ocupação média de 85%. O nosso hospital não possui leitos de intensivismo na sua estrutura atual, mas, visando atender os casos mais complexos de COVID e diminuir o agravo clínico dos pacientes, adaptamos, no espaço do bloco cirúrgico, 10 leitos para pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Esses pacientes aguardam, em média 7 dias até a transferência para hospitais de referência.

Outra ação encaminhada para não gerar desassistência para a população foi uma solicitação de flexibilização encaminhada à Vigilância Sanitária do Estado, para viabilizar a abertura de leitos que necessitariam de algumas adequações para funcionamento.

Salientamos que toda a assistência Covid vem sendo desempenhada concomitantemente aos demais atendimentos clínicos como trauma, acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio em nossa emergência, e que, neste momento, estamos dividindo nossos esforços humanos e tecnológicos para o atendimento da população.

“Todos os esforços estão sendo empreendidos para mitigar essa situação, mas o crescimento do número de pacientes infectados que chegam à emergência, especialmente daqueles que necessitam de cuidados avançados, está superando a capacidade técnica do Hospital”, explica o diretor técnico do hospital Joaquim Dellamora Mello.”

O comunicado, que foi encaminhado também ao prefeito municipal e ao vice-prefeito, está assinado pela Coordenadora Técnica – Administrativa Rúbia Wingert e pelo Diretor Técnico Médico Responsável Dr. Joaquim Dellamora Melo”.

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade