Há nove anos, mais de 12 mil pessoas já percorreram o Caminho Gaúcho de Santiago

Neste mês de outubro o Caminho Gaúcho de Santiago localizado em Santo Antônio da Patrulha completa nove anos. Um dos incentivadores para que esta iniciativa fosse concretizada é o nosso colaborador Jaime Nestor Müller.
Mesmo não sendo patrulhense, é um dos maiores entusiastas pelo desenvolvimento do Turismo no município.
Denominado Repórter da História e um dos Guardiões do Caminho, Jaime atendeu pedido da FOLHA PATRULHENSE, e está colaborando conosco, enviando esta matéria contando a história do Caminho que atrai centenas de turistas todos os anos:
O Caminho Gaúcho de Santiago em Santo Antônio da Patrulha, completa 09 anos no próximo dia 19 de outubro e para comemorar a data será realizada a caminhada de aniversário no dia 22 de outubro.
O Caminho Gaúcho de Santiago em Santo Antônio da Patrulha, foi inaugurado no dia 19 de outubro de 2014 e escolhido pelo Cônsul na época, Dom José Pablo Alzina de Aguilar, pela semelhança do local com o caminho da Espanha nos seus últimos 100 quilômetros. Tem dois pontos de partida que podem ser feitos de acordo com o desejo do caminhante: com 12 km ou 18 km.
O PERCURSO
O percurso é todo sinalizado com totens de pedra grês instalados a cada quilometro percorrido e por setas amarelas, tal qual no caminho espanhol, indicando a direção a ser seguida. A sinalização permite que o trajeto seja realizado a qualquer dia. Também existem no caminho muitas placas com frases para reflexão, pinçadas dos “sermões” do padroeiro Santo Antônio. Durante todo o trajeto, os caminhantes são brindados com paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, além de mostrar as belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros. No km 8,5, tal qual no Caminho espanhol, o peregrino vai encontrar a Cruz de Ferro onde ele poderá depositar pedras colhidas na caminhada ou trazidas de sua região de origem. Na Espanha a Cruz de Ferro é um dos mais antigos e emblemáticos do Caminho de Santiago e onde peregrinos de todo o mundo depositam pedras aos seus pés, muitas trazidas de seus países.
SÃO DOIS TRAJETOS: UM DE 12 E OUTRO DE 18 KM
O ponto de encontro para a caminhada é a Praça Arquipélago dos Açores, defronte à Igreja Matriz Santo Antônio, no Bairro Cidade Alta, de onde os participantes seguem de ônibus até a RS-030. Para fazer o traçado 12 quilômetros, que é o caminho inaugurado em 19 de outubro de 2014 o início é na localidade de Montenegro, na Parada 197 da RS 030, defronte a antiga Tenda do Floriano. Para o fazer o percurso mais longo, o de 18 km, inaugurado em 23 de julho de 2017, o início da caminhada é defronte à antiga AGASA (Açúcar Gaúcho S/A), na localidade de Ilha, na Parada 209 da RS 030.
A caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta e, ao final, o participante que completar o percurso recebe o Certificado de Peregrino.
Nos nove anos desde a sua criação já fizeram o caminho mais de 12.481 pessoas.”
RECORDISTA
Jaime Müller não esconde o orgulho de já ter feito o Caminho por 119 vezes, sendo o recordista que mais fez o percurso, conhecendo cada ponto da caminhada.
E confirma com muita satisfação que, “se Deus quiser no dia 22 farei a de nº 120.”
É certamente, amigo, mais um marco a ser comemorado por todos nós!

Texto e fotos: Jaime Müller

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade