Grupo de Saúde Mental reúne mais de 60 participantes

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí promoveu, na terça-feira (15/2), o encontro mensal dos grupos de Saúde Mental Integral. A atividade, realizada no Sítio Laranjal, no bairro Neópolis, reuniu mais de 60 representantes das unidades de saúde de Gravataí, entre enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem, partilhantes dos grupos e familiares.

Trilha, meditação, caminhada, diálogo orientado e acolhimento fraterno foram algumas das atividades desenvolvidas durante o dia. Ao todo, Gravataí possui 15 espaços descentralizados que reúnem 12 grupos de Saúde Mental Integral. As atividades de psicologia, que ocorrem mensalmente, integram profissionais das áreas da saúde e bem-estar, em prol da qualidade de vida da população.

Mais de 300 multiplicadores (pacientes, familiares e partilhantes) já foram acolhidos pelos grupos de Saúde Mental Integral. Devido ao grande número de acolhimento, as atividades foram expandidas, visando oferecer outras maneiras de exercitar o corpo e a mente, por meio de oficinas de artesanato, costura e pintura, por exemplo, além de palestras temáticas, que abordam assuntos como nutrição e educação física, entre outros.

Ambientes saudáveis

Para o psicólogo Gerson Jung, que coordena a ação, ambientes saudáveis, ao ar livre, são essenciais para a realização destas ações que envolvem partilhantes, organizadores e sustentadores dos grupos, transformando os espaços públicos em terapêuticos e comunitários. “Nossos encontros semanais ajudam muito a nossa comunidade a combater futuros transtornos psicológicos”, ressaltou.

A agente de saúde da USF Itatiaia Adriana Trindade, mesmo de férias, participou do projeto. “Além dos encontros mensais de psicologia, as unidades de saúde promovem acolhimento e incentivam atividades diversificadas para o bem-estar físico e mental da população”, comentou a agente.

Qualidade de vida

O técnico em enfermagem João Carlos Celeste, da USF Águas Claras, também é um entusiasta do projeto e, inclusive, possui um canal no YouTube que trata da saúde do trabalhador. “Este espaço é fundamental para a população e deve ser ampliado cada vez mais”, argumentou ele.

Em Gravataí, para melhoria da qualidade de vida da população, são oferecidos grupos de Saúde Mental Integral em toda a cidade. Para participar, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade