Gravataí promove mutirão de vacinação contra a poliomielite

Sábado foi dia das mamães e papais tomarem consciência da importância de seus filhos receberem a vacina contra a poliomielite. O prefeito em exercício Dr. Levi Melo, acompanhado pela sua esposa, a neurologista infantil Jucelei Visioli, pelo secretário substituto da Saúde, Bruno Palaver, e da presidente do Rotary Gravataí, Maria do Carmo, esteve, no sábado (24/9), no Gravataí Shopping Center acompanhando de perto o mutirão de vacinação.

“É preciso que os pais tomem consciência da importância da vacinação para as crianças. Ela representa a forma mais eficaz de prevenir doenças, dentre elas, a poliomielite, que é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus que se aloja no intestino e, nos casos mais graves, pode provocar paralisias musculares”, disse Dr. Levi Melo.

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estende a vacinação, nesta semana, de 26 a 30 de setembro, das 18h às 20h30, no Gravataí Shopping Center. No entanto, para os pais que preferirem, a vacina contra a Poliomielite, também, está disponível em todas as unidades de saúde de Gravataí.

“Eu nem imagino… eu ia ficar louco se meu filho não pudesse andar, correr, brincar. Acho que eu ia ficar arrependido para o resto da vida de não ter levado ele para receber a vacina”, disse Augusto Miranda, que levou o filho para receber o imunizante.

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral, aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade