Gravataí promove evento em alusão ao Dia do Meio Ambiente

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), em parceria com a Rede Coleta Solidária (Cootracar), realiza programação especial em alusão à Semana do Meio Ambiente. A ação ocorrerá no sábado, 12, a partir das 9h30 na sede da cooperativa situada na Estrada Henrique Closs, 3637, (junto ao aterro sanitário), em Gravataí.
Durante a programação, será realizada a inauguração do refeitório da cooperativa, que passará a atender tanto os catadores da Cootracar quanto os da Associação de Reciclagem Santa Rita (Arsari). Também fará parte da programação, a renovação da frota de caminhões da coleta seletiva com a chegada de dois novos veículos, a ampliação na unidade de triagem que passará a atender aproximadamente 300 catadores, e a apresentação de uma moradia habitacional, localizada no bairro Mato Alto, que atenderá as famílias dos catadores e a população em situação de vulnerabilidade.
Conforme o titular da SMSU, Paulo Garcia, a secretaria tem a obrigação e o dever de propagar políticas alternativas para minimizar os danos ambientais, assim como, buscar a recuperação de passivos já comprometidos por ações irresponsáveis do ser humano. “Nosso foco é, e permanecerá sendo, o de continuamente incentivar a comunidade para que tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente para a atual e para as futuras gerações.”
Paulo Garcia ainda complementou que através de diversas ações promovidas e de políticas públicas que proporcionam, entre elas, a disponibilização da coleta seletiva, que permite a destinação correta de resíduos, assim como, o monitoramento e a limpeza dos focos de descartes irregulares de resíduos diversos, a abertura e a ampliação dos Ecopontos, o monitoramento e remediação do Aterro Sanitário Metropolitano Santa Tecla, dentre inúmeras outras ações, que buscam atrair a sociedade para as práticas de preservação ambiental.
Alexandre Gaúcho, presidente da Cootracar, ainda ressaltou que serão apresentados projetos sociais que atenderão crianças e adolescentes com ações ligadas à cultura e à educação. “É muito importante que a população saiba que trabalhamos duro para incluir e integrar os trabalhadores e as famílias que vivem da reciclagem.”
Buscando evitar aglomerações, serão disponibilizadas, apenas, 60 vagas para a população. Os interessados deverão confirmar sua presença por meio do WhatsApp: (51) 98011-4252, com Cristina.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade