Gravataí lança Sistema Único de Trânsito

A Prefeitura de Gravataí, em parceria com a startup Brainov Technologies, de Caxias do Sul, lançou o Sistema Único de Trânsito (SUT). A iniciativa ocorreu na última quinta-feira, 11, no gabinete do prefeito Luiz Zaffalon e pôde ser acompanhada por meio de uma live no Facebook da prefeitura. O SUT é uma plataforma web de gestão, gerenciamento e registros de acidentes de trânsito sem vítimas.

O sistema conta com uma plataforma web e um aplicativo (APP) que é usado por todos os agentes de trânsito para o registro do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). Em outra fase será disponibilizado o APP Bateu que poderá ser usado pelos munícipes e estará disponível em breve para download na Play Store e App Store.

“Esta, provavelmente, é uma iniciativa inédita no Brasil. Com este sistema poderemos ter estatísticas mais bem apuradas, do agente de trânsito fazer o registro no local do acidente e já ficar no sistema e, ainda, de ter a disponibilidade do próprio usuário registrar a sua ocorrência de trânsito, sem vítimas, a qual todo o motorista está sujeito no dia a dia”, disse o prefeito Zaffa.

O SUT permite o registro de todas as informações e dados do acidente, anexando, inclusive, imagens da ocorrência, além do georreferenciamento do local. O Sistema envia de forma automática o BAT para os envolvidos no acidente por SMS e por e-mail.

O titular da Semurb, Adão de Castro Júnior, lembrou que este é um sistema que foi desenvolvido pela Semurb, em parceria com a Brainov e que está sendo usado e aperfeiçoado já há um ano. “Compilamos os dados que já tínhamos de cinco anos atrás e lançamos também na plataforma. Além disso, o SUT mostra em tempo real e por marcas de calor, como está o tráfego em toda a malha viária da cidade”, explicou Adão. O secretário ainda ressaltou que a plataforma web é uma grande aliada nos estudos e mudanças que podem ser tomados pela secretaria na melhoria contínua da mobilidade.

Representante da Brainov, Renan Costella, agradeceu a oportunidade dada pela Prefeitura de Gravataí para o desenvolvimento do sistema e dos aplicativos e disse que “esse será um case de sucesso para que a plataforma seja implementada em outras cidades do Brasil”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade