Gravataí lança Sistema Único de Trânsito

A Prefeitura de Gravataí, em parceria com a startup Brainov Technologies, de Caxias do Sul, lançou o Sistema Único de Trânsito (SUT). A iniciativa ocorreu na última quinta-feira, 11, no gabinete do prefeito Luiz Zaffalon e pôde ser acompanhada por meio de uma live no Facebook da prefeitura. O SUT é uma plataforma web de gestão, gerenciamento e registros de acidentes de trânsito sem vítimas.

O sistema conta com uma plataforma web e um aplicativo (APP) que é usado por todos os agentes de trânsito para o registro do Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). Em outra fase será disponibilizado o APP Bateu que poderá ser usado pelos munícipes e estará disponível em breve para download na Play Store e App Store.

“Esta, provavelmente, é uma iniciativa inédita no Brasil. Com este sistema poderemos ter estatísticas mais bem apuradas, do agente de trânsito fazer o registro no local do acidente e já ficar no sistema e, ainda, de ter a disponibilidade do próprio usuário registrar a sua ocorrência de trânsito, sem vítimas, a qual todo o motorista está sujeito no dia a dia”, disse o prefeito Zaffa.

O SUT permite o registro de todas as informações e dados do acidente, anexando, inclusive, imagens da ocorrência, além do georreferenciamento do local. O Sistema envia de forma automática o BAT para os envolvidos no acidente por SMS e por e-mail.

O titular da Semurb, Adão de Castro Júnior, lembrou que este é um sistema que foi desenvolvido pela Semurb, em parceria com a Brainov e que está sendo usado e aperfeiçoado já há um ano. “Compilamos os dados que já tínhamos de cinco anos atrás e lançamos também na plataforma. Além disso, o SUT mostra em tempo real e por marcas de calor, como está o tráfego em toda a malha viária da cidade”, explicou Adão. O secretário ainda ressaltou que a plataforma web é uma grande aliada nos estudos e mudanças que podem ser tomados pela secretaria na melhoria contínua da mobilidade.

Representante da Brainov, Renan Costella, agradeceu a oportunidade dada pela Prefeitura de Gravataí para o desenvolvimento do sistema e dos aplicativos e disse que “esse será um case de sucesso para que a plataforma seja implementada em outras cidades do Brasil”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade