Search
Close this search box.

Gravataí 22 apresenta obras modernistas com pontos e locais marcantes do município

A abertura, de autoria artística do grupo Coletivo Abacaxi com Morango, ocorreu na última quarta-feira (31/8), no Quiosque da Cultura.

A abertura da Exposição Gravataí 22 trouxe um pouco sobre o patrimônio cultural da cidade, reunindo artistas e convidados, na última quarta-feira (31/8), com uma apresentação de obras modernistas dos artistas e fundadores do grupo Coletivo Abacaxi com Morango: Carolina TM, Denis Bueno e Jhonatan Gomes, com a curadoria de Helena Thomassim Medeiros. O evento, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), também fez alusão ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Na ocasião, cerca de 50 visitantes presentes reuniram-se junto às telas expostas das obras, onde um dispositivo QR Code remete a uma descrição do material apresentado, em áudio, feito pelos próprios artistas. Prestigiando o evento, a diretora de Cultura e representante da SMCEL, Aline Muniz, destacou algumas obras que utilizam pontos e locais conhecidos da cidade, como, por exemplo, os quadros do Clube 6 de Maio e do CTG Aldeia dos Anjos, que, juntos na mesma tela, marcam a história e a identidade de Gravataí por meio de elementos artísticos modernos.

A exposição “Gravataí 22” caracterizada por sua apresentação de telas e pinturas, em alusão à Semana de Arte Moderna de 1922, utiliza elementos importantes do movimento modernista, trazendo-os como uma inspiração para os tempos atuais, em transversalidade com aspectos essenciais e pontos conhecidos do município. Para um dos fundadores do Coletivo Abacaxi com Morango, Jhonathan Gomes, a exposição surgiu a partir da ideia de incentivar a comunidade a conhecer melhor locais importantes do município e, junto a isso, também fazer referência à Semana de Arte Moderna. “Temos certeza de que quem visitar a exposição conseguirá identificar os pontos mais marcantes da nossa cidade e isso fortalece a valorização do patrimônio cultural do município”, ressaltou o artista.

De acordo com a SMCEL, as visitas à exposição estarão disponíveis até o dia 22 de setembro, no Quiosque da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca. Já no dia 5 de setembro, a partir das 14h, estão agendados encontros com os artistas do Coletivo Abacaxi com Morango, pelo Programa Educativo-Cultural do Quiosque da Cultura, quando os artistas farão visitas guiadas com grupos pela exposição.

Conheça um pouco mais dos membros do Coletivo Abacaxi com Morango:

– Jhonatan Gomes: ator/performer, professor de teatro e produtor cultural, graduado em Produção Cênica e criador de videoarte
– Denis Bueno: artista/educador, escritor e ilustrador do Livro “Meu Artista Favorito”. Possui formação no curso de licenciatura em Artes Visuais, pela FEEVALE e é pós-graduando em Artes Performáticas: Teatro, Dança e Artes Visuais, pela CAL.
– Carolina TM: artista visual e arte/educadora, ilustradora do livro “Ceci, a menina que podia voar”. É graduada em Artes Visuais pela Feevale e graduanda de Licenciatura em Artes Visuais, pela Uninter.
– Helena Thomassim Medeiros: museóloga, mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural e graduanda no curso de Licenciatura em História.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade