O governador do Distrito LD-3 do Lions Club Luis Tadeu Isolan e a vice-governadora do mesmo Distrito Nair Izolan estiveram na FOLHA PATRULHENSE quando de sua passagem por Santo Antônio da Patrulha, em cuimprimento de agenda de visitas oficiais aos clubes do Distrito que se estende do Chuí até Torres, sendo 43 clubes nesta região.
“Tivemos uma recepção muito boa com o prefeito Rodrigo Massulo com quem falamos sobre a campanha Ouse Sonhar do Lions sobre a paz internacional, e nada melhor do que estar na terra dos sonhos para ousar sonhar o mundo muito melhor”, disse Isolan. Já a vice-governadora disse ser um prazer redobrado acompanhar o governador num momento em que Caraá foi destaque nacional pela catástrofe pela qual passou. Disse estar lisonjeada em poder estar aqui e conhecer um pouco dos órgãos, como os poderes constituídos, bem como a Folha Patrulhense e a Rádio Itapuí.
Ambos são naturais de Santo Antônio, sendo que Nair é natural de Caraá quando era distrito patrulhense.
“Quando saí tinha oito anos e não tinha bem a lembrança de como era e de como encontraria a cidade”.
Luis Tadeu Isolan disse que saíram de Santo Antônio, depois de cursar o primeiro grau no Colégio Santa Teresinha e após então, irem para Porto Alegre a fim de continuarem os estudos.
Formado em Administração tem também formação em cooperativismo, sendo pós-graduado em gestão de cooperativismo e na parte de planejamento e gestão de empresas.
PROJETOS
O governador disse que o Lions tem causas globais e em torno delas são desenvolvidos projetos e serviços. “Somos 48 mil clubes no mundo e no nosso Distrito são 43.” Explicou que os clubes buscam parcerias para o desenvolvimento destas atividades.
Uma das campanhas permanentes é o combate à cegueira, sendo que o Lions dispõe de uma unidade móvel que vai para dentro das escolas. “Também temos a questão da prevenção do diabetes que leva as pessoas a ficarem cegas, bem como o combate à fome para comunidades carentes.”
Um exemplo foi quando da tragédia no Vale do Taquari, quando pessoas ficaram sem fogões. O Lions atuou voluntariamente em doações de mais de mil refeições. Outro tema relevante é o do Meio Ambiente.
CÂNCER INFANTIL
Uma causa global a qual o Lions Clube Internacional se dedica de maneira permanente é a do combate ao câncer infantil, e para tanto há uma parceria muito grande com um hospital de Porto Alegre.
“Temos também a causa da Juventude, com projetos focados para crianças e jovens, onde se destaca o Lions Quest do qual a vice-governadora é a coordenadora no nosso Distrito LD3.”
Há outra causa que é a de ajuda humanitária, como foi o caso recente de Santo Antônio, Caraá e Rio Grande devido às catástrofes acontecidas, sendo destinada verba de dez mil dólares para a compra de necessidades básicas como água e alimentos para atender pessoas em abrigos.
Outra causa global de ajuda humanitária é de atendimentos como junto à APAE e o hospital.
“Com o prefeito quando estivemos conversando, falamos a respeito da importância da parceria com a prefeitura sendo que na oportunidade aportamos recursos para o desenvolvimento de projetos do Lions e também nas emendas impositivas dos vereadores para canalizar recursos para a sua execução.
Explica a vice-governadora que este projeto veio para o Distrito LD-3 por intermédio de dois ex-governadores. Trata-se de um projeto do Lions Internacional no momento disponibilizado para os municípios onde já está implantado em 12 escolas, sendo totalmente subsidiado, tendo sido implantado nas escolas da rede municipal de ensino.
LIONS EM SAP
O presidente do Lions de Santo Antônio Joacir Assis saudou a presença do governador e da vice-governadora que, na sua opinião, vieram para apoiar o Clube e trazer informações novas, como o projeto Lions Quest.
Ele manifestou a expectativa de que o projeto Lions Quest também venha a ser implantado em Santo Antônio lembrando o princípio do Lions Clube de servir sem olhar a quem.
Joacir lembrou que nas recentes catástrofes climáticas, como em Santo Antônio e Caraá com doação de cestos básicos e no Vale do Taquari, o Lions Clube de Santo Antônio esteve mobilizado na doação de agasalhos e material escolar.
“Temos uma equipe voluntária que se propõe a trabalhar 24 horas”.
Sua esposa Seloema, por sua vez, destacou que o papel da Mulher no Lions tem sido bem produtivo. “É uma satisfação poder servir e estar sempre presente. Na distribuição dos cestos acompanhei com o presidente e outros colegas voluntários nas comunidades atingidas pelos ciclones.”.
A visita ao município foi encerrada com jantar festivo em que o Lions patrulhense homenageou o governador e a vice-governadora do Distrito LD-3 do Lions Clube.