Giro Político #39 | Morre aos 77 anos o ex-ministro Eliseu Padilha, um amigo de Gravataí

A política gaúcha e nacional perdeu na noite desta segunda-feira (13/3) um dos seus maiores expoentes e um dos mais influentes políticos. Eliseu Padilha, 77 anos, morreu em decorrência de uma longa luta contra o câncer, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde estava internado desde o dia 22 de fevereiro último.
Tendo ocupado cargos no alto escalão – foi ministro em governos do PSDB (Transportes, entre 1997 e 2001, na gestão FHC); do PT (secretário de Aviação Civil de Dilma Rousseff em 2015) e do MDB (ministro-chefe da Casa Civil entre 2016 e 2019, ocupando interinamente o cargo de ministro do trabalho por cinco dias em 2018, ambos no governo de Michel Temer) – era filiado ao MDB desde 1966.

Político cordial, inteligente e articulado, Padilha teve em Gravataí um ponto importante de apoio para a sua primeira eleição a deputado federal, em 1994, com Marco Alba como seu coordenador de campanha. Vitorioso, Padilha foi convidado pelo governador Antônio Brito a assumir a Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Ato contínuo, Padilha convidou Marco Alba para ser o seu chefe de gabinete, em reconhecimento ao trabalho realizado durante a campanha. Dava-se ali o início de uma longa amizade.

Em suas redes sociais, o ex-prefeito postou: “Conhecer o ex-ministro, ex-deputado, ex-secretário de Estado e, acima de tudo, meu “paidrinho” político, Eliseu Padilha, foi uma dessas raras oportunidades que a vida me deu. Padilha foi um guerreiro. Lutou com todas as suas forças e, até onde pôde, foi um líder político, agindo sempre na forma daquilo que é o seu maior legado, a ponderação, a inteligência, a educação e a generosidade”. A deputada estadual Patrícia Alba também postou mensagem de pesar: “Perdemos um ente querido, de grande importância em nossas vidas”.

Durante os mandatos do ex-prefeito Marco (2013-2016 e 2017-2020), Gravataí teve em Eliseu Padilha uma referência em Brasília. Graças à interferência do então ministro, independentemente do governo em que estivesse, a cidade pôde garantir conquistas importantes, como a troca do local de pedágio da Freeway. Também foi com o apoio de Padilha que, em novembro de 2015, o prefeito Marco Alba recebeu das mãos do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o documento que formalizou o financiamento de R$ 10 milhões, por meio do PAC 2 – Pavimentação e Qualificação, para o asfaltamento de vias urbanas em Gravataí, como nos bairros Neópolis, Jardim do Cedro e Itatiaia. “Onde quer que o Padilha estivesse, eu sabia que Gravataí tinha ali um representante”, reforça o ex-prefeito, profundamente consternado pela morte do amigo e ex-chefe.

Em sua manifestação nas redes sociais, o prefeito Luiz Zaffalon lembrou de quando conheceu Eliseu Padilha: “Fui apresentado a Eliseu Padilha em 1989. Ele era prefeito de Tramandaí, e eu coordenava a Operação Verão da CRT. Depois, ele me apresentou o Marco e outros amigos da política que tenho até hoje. Aprendi muito sobre esta arte com um grande vitorioso nesta seara. Descanse em paz!!”.

O velório ocorrerá nesta quarta-feira (15/3), das 10h às 17h, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, em solenidade aberta ao público. Após, o corpo será levado ao Angelus Memorial e Crematório, para uma cerimônia restrita aos familiares. O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade