Search
Close this search box.

Giro Político #20 | Patricia Lisboa declara apoio a Onyx por compromissos em defesa das pessoas com deficiência

A campanha de Onyx Lorenzoni ao governo do Estado ganhou um apoio de peso em Gravataí nesta terça-feira, 25, com a adesão da servidora municipal e ativista social da pessoa com deficiência, Patricia Lisboa. Ex-presidente do Conselho Estadual dos Direito das Pessoas com Deficiência e secretária municipal substituta de Governança e Comunicação, Patrícia anunciou sua decisão de apoiar Ônix e Bolsonaro, durante live com a deputada estadual reeleita Patrícia Alba (MDB).

Com o desempenho de 1.085 votos para vereadora nas eleições de 2020, concorrendo pelo MDB, ficando como suplente e sendo a 3ª mulher mais votada do partido, Patricia Lisboa tornou-se a principal voz no município em defesa das políticas públicas para a pessoa com deficiência. Ela criticou o fato de o ex-governador Eduardo Leite não ter aprovado a Lei de Inclusão, além de não ter feito um debate aberto sobre a destinação de recursos para políticas de inclusão dentro do Avançar RS. Dos R$ 500 mil, conforme Patricia Lisboa, R$ 250 mil foram destinados para a compra de cadeiras de rodas anfíbias. “Não ouve diálogo para essa aquisição. Será que era essa mesmo a prioridade das pessoas com deficiência? Muitos ficaram sabendo dessa destinação somente depois que a compra já havia sido feita.”

Ainda durante a live, foi feita a leitura de uma carta da ativista aos candidatos ao governo do Estado e à presidência, documento que deverá ser entregue pela deputada Patrícia Alba aos já mencionados. Confira na íntegra:

CARTA DE COMPROMISSO COM ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PAÍS E NO RS

Prezado candidato ao Governo do RS, senhor Onyx Lorenzoni, encaminho respeitosamente essa singela carta de demandas históricas para pessoas com deficiência no Brasil e no RS, por meio da primeira mulher eleita e reeleita a deputada estadual de Gravataí, a deputada Patrícia Alba, a quem durante 45 dias, a poucos dias andei em cima de caminhão, conversei com a comunidade, orei e vibrei com a sua vitória.

Minha querida deputada, antes de mais nada, quero lembrar que nós pessoas com deficiência já passamos por tantas e diferentes fases como, por exemplo, já fomos considerados aberrações, depois passamos a excepcionais, a heróis, fomos os deficientes, veio o portadores e com a Lei Brasileira de Inclusão, ganhamos o status de pessoas, cidadãos que possuem uma característica das tantas da nossa pluralidade, uma deficiência.

Em nome desse histórico, deputada estadual reeleita Patricia Alba, candidato ao Governo do Estado senhor Onyx e senhor candidato a reeleição a Presidente do Brasil senhor Jair Bolsonaro, como pessoa com deficiência que sou há 37 anos, peço o compromisso da senhora e dos senhores candidatos ora mencionados, pelo não retrocesso no tocante às políticas públicas para as pessoas com deficiência; pelo respeito e construção de uma política pública de protagonismo e participação das pessoas com deficiência; pela garantia de participação das pessoas com deficiência em tudo que diga respeito a elas, além dos pleitos que seguem:

Governo do Estado:
I – Aprovação da Lei Gaúcha da Inclusão, tal qual elaborada e aprovada pelo ex Governador Sartori;
II – Reformulação da Fundação de Articulação de Políticas Públicas para pessoas com deficiência no Estado (FADERS) para execução de políticas mais efetivas em favor das pessoas com deficiência;
III – Regulamentação da aposentadoria especial do servidor estadual com deficiência, em lei complementar específica para esse fim;
IV – fortalecimento e diálogo com as pessoas com deficiência sobre a organização, manutenção, ampliação e orçamentos para a saúde, a educação, a mobilidade, a assistência social, o paradesporto, as tecnologias assistivas, o emprego entre outras áreas tocantes as pessoas com deficiência.

Governo Federal:
I – Criação e regulamentação do fundo nacional da pessoa com deficiência, à exemplo do fundo da criança e adolescente e do idoso;
II – Diálogo amplo com as pessoas com deficiência e aprovação do novo instrumento de avaliação da deficiência, previsto na Lei Brasileira de Inclusão desde 2015;
III – Reformulação, análise e organização da política pública para as pessoas com deficiência transversalizando políticas públicas nacional, estaduais e municipais, com destinação orçamentária específica e programas efetivos;
IV – Criação do programa nacional (barreiras zero), unindo esforços entre a sociedade, o governo e a iniciativa privada para a inclusão e o protagonismo da pessoa com deficiência em todos os espaços.

Certa do respeito e preocupação dos senhores para com as pessoas com deficiência, declaro meu apoio nessa live, confiante que Deus guarda tempos melhores para o nosso país e estado e que cada um de nós deve fazer nossa parte não se omitindo, mas apresentando demandas claras, objetivas e diretas com a esperança de que eleitos, estaremos nós pessoas com deficiência participando das grandes mesas de decisões que ainda não conseguimos sentar. Não continuaremos só assistindo como tem acontecido ao longo da história. É hora de nos posicionarmos e nos comprometermos com a agenda de protagonismo e participação das pessoas com deficiência.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade