Search
Close this search box.

Futura reitora da FURG fala sobre possibilidade de Curso de Medicina e Enfermagem em SAP

A futura reitora da FURG que esteve presente às comemorações dos 15 anos daquela Universidade em Santo Antônio da Patrulha, conversou com a FOLHA PATRULHENSE afirmando que aquele era para ela um momento de muita alegria por poder comemorar os 15 anos do campus no município. Nesta entrevista exclusiva para a FOLHA PATRULHENSE, ela fala sobre estudos com vistas à possível implantação de curso de Medicina e de Enfermagem no município.

O COMEÇO
Suzane Gonçalves lembra que em 2004 tudo começou com um curso de pedagogia presencial para professores. “Foi um processo construído na universidade de interiorização do ensino superior, de democratização do acesso ao ensino superior e de compromisso social da universidade”, explicou Suzane.
A futura reitora historiou todos os passos até chegar ao momento atual definindo como “visionários” os mentores da iniciativa, ex-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, o ex-reitor João Carlos Cousin e a própria Universidade na época.
Falou também na grande participação da secretaria municipal de Educação, demais secretarias e agora também com a recém criada Diretoria de Inovação idealizada pelo atual prefeito Rodrigo Massulo, além da parceria com as empresas, indústrias e empresariado e com o fundamental apoio da Câmara de Vereadores.
“Venho a Santo Antônio desde 2007 quando da participação no curso de Pedagogia à distância e vejo de lá para cá uma transformação da cidade. E acho que isso também é resultado do impacto dessa presença da universidade, com ampliação do setor hoteleiro, dos serviços de restaurantes, comércio, dentre outros.”

MEDICINA E ENFERMAGEM
A professora Suzane disse não ter dúvidas de que tenhamos esses cursos por serem altamente procurados, atraindo estudantes e movimentando toda a cidade e a região.
“A questão da possibilidade e viabilidade de trazermos esses cursos, passa por vários fatores. Buscamos o retorno da faculdade de medicina que já fez uma visita técnica para que se possa, eu como futura reitora, a prefeitura e a direção do campus compreender melhor quais são as demandas materiais e o que se necessita para a efetivação desse curso, e que envolve especialidades que o hospital local precisa ter, número de unidades básicas de saúde, professores e laboratórios que precisamos ter para a formação dos estudantes.”
Acrescentou a futura reitora de que poderá haver uma sinalização mais concreta para emplacar esse projeto no momento em que tiver o retorno dos resultados da visita feita a Santo Antônio da faculdade de medicina. “Aí então conversando e trabalhando juntos, veremos quais as condições que vamos ter para realizar esse sonho. Se pensarmos lá em 2008 quando pensamos em trazer o curso de engenharia, também precisamos realizar esse mesmo estudo agora. Precisaremos trabalhar para daqui a um ano termos condições de trazermos esse curso. É um projeto em estudo na universidade e de minha parte temos uma sinalização positiva, ou mesmo que não seja positiva no momento, vou trabalhar junto com o diretor do campus professor Antônio Valente e a prefeitura para que possamos viabilizar um curso prático”, finalizou a professora Suzane Gonçalves que em janeiro assume a reitoria da FURG.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade